Prevalence of musculoskeletal symptoms related to nursing work in the hospital field
Palavras-chave:
Transtornos Traumáticos Cumulativos, Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho, Saúde do trabalhador, Serviço de enfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5387
Objetivo: verificar a prevalência de sintomas osteomusculares entre os trabalhadores de enfermagem de um hospital público do estado do Piauí. Metodologia: trata-se de uma pesquisa de campo, descritiva e exploratória, de abordagem quantitativa, realizada com 60 profissionais de enfermagem em uma instituição hospitalar. A pesquisa foi aprovada no comitê de ética e pesquisa com a CAAE nº 51757615.6.0000.5209. Resultados: obteve-se a prevalência de dor ou desconforto osteomuscular de 88,3% nos últimos doze meses e 58,3% nos últimos sete dias. Considerações finais: observou-se que existe elevado percentual de profissionais de enfermagem acometidos pelos sintomas osteomusculares, demonstrando a necessidade de elaboração de estratégias para combater e prevenir os sintomas osteomusculares relacionados ao trabalho.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.