Report of educational interventions developed during supervised nursing internship in primary care
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2748Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Educação em Saúde, Estudantes de EnfermagemResumo
Objetivo: Relatar intervenções educativas desenvolvidas durante estágio supervisionado de enfermagem na Atenção Básica. Métodos: Trata-se de um relato de experiência de ações, durante o estágio curricular obrigatório do curso de enfermagem de uma universidade federal brasileira, no período de março a maio de 2022. Resultados: Foi realizado o reconhecimento inicial da unidade e, em seguida, foi inserido em um plano de estágio atividades de educação em saúde, humanização e acolhimento. Assim, foram produzidos dez materiais educativos: cuidados íntimos masculinos e femininos, prevenção de infecções sexualmente transmissíveis, combate ao Aedes aegypti, tuberculose, hanseníase, hipertensão, diabetes, alimentação infantil e saúde mental, junto a um suporte de parede personalizado para alocá-los e um painel infantil decorativo para o consultório de enfermagem. Houve ainda distribuição de barras de doce para clientes após a realização de exames na sala de coleta do serviço. Conclusão: A experiência permitiu a aproximação da rotina dos profissionais na Atenção Básica e participação das etapas relacionadas ao cuidado e gerenciamento em enfermagem. O estágio contribuiu para o desenvolvimento da autonomia e construção de identidade acadêmica da discente, agregando novos aprendizados para os profissionais e beneficiando diretamente a comunidade, mediante as intervenções de educação em saúde, humanização e acolhimento.
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