Ethical issues in qualitative nursing research: a reflective approach

Authors

  • Sara Machado Miranda, Lígia Nara Martins Santos, Maria Helena Barros Araújo Luz, José Ivo dos Santos Pedrosa, Claudete Ferreira de Souza Monteiro Universidade Federal do Piaui

Keywords:

ética, ética em pesquisa, pesquisa qualitativa, pesquisa em enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i4.1095 Objetivo: realizar uma reflexão acerca daimportância da utilização dos preceitos éticos e legais nas pesquisas qualitativasda enfermagem. Metodologia: abordagemreflexiva sobre a importância dos aspectos éticos e legais em pesquisasqualitativas da enfermagem, tendo por base as Resoluções 196/1996 do ConselhoNacional de Saúde e 311/2007 do Conselho Federal de Enfermagem. Resultados: a pesquisa qualitativa temuma visão idealista, subjetivista e interpretativa da realidade e os aspectoséticos devem está presentes em todo o seu contexto desde a escolha do objeto deestudo até no compartilhamento dos resultados com os participantes da pesquisa.A proximidade entre pesquisador e pesquisado é uma condição para as pesquisasque adotam a metodologia qualitativa, são mediadas pela empatia baseadas naconfiança e por isso é a que mais levanta questões éticas no que se refere àautonomia do sujeito, ao consentimento informado, a privacidade e ao anonimato. Conclusão: destaca-se a importância de ser trabalhado esse tema visto que as pesquisasqualitativas possuem algumas particularidades em sua construção edesenvolvimento.

Published

2020-09-27

How to Cite

1.
Sara Machado Miranda, Lígia Nara Martins Santos, Maria Helena Barros Araújo Luz, José Ivo dos Santos Pedrosa, Claudete Ferreira de Souza Monteiro. Ethical issues in qualitative nursing research: a reflective approach. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Sep. 27 [cited 2024 Dec. 21];2(4). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/116

Similar Articles

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.