Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic

Autores

  • Eveline Pinheiro Beserra
  • Camila Emanuelle Silva de Araujo
  • Kemyson Camurça Amarante
  • Marcia Maria Coelho Teixeira Lopes
  • Victor Emmanuell Fernandes Apolonio dos Santos
  • Regina Claudia de Oliveira Melo
  • Ana Fátima Carvalho Fernandes

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2810

Palavras-chave:

Educação em enfermagem, Ensino, COVID-19

Resumo

Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino.  Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.  

Publicado

2022-12-31

Como Citar

1.
Beserra EP, de Araujo CES, Amarante KC, Lopes MMCT, Santos VEFA dos, Melo RC de O, et al. Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic. Rev Enferm UFPI [Internet]. 31º de dezembro de 2022 [citado 15º de julho de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/2810

Edição

Seção

Relato de Experiência

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.