Application of active methodologies for nursing teaching in the midst of the COVID-19 pandemic
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2810Palavras-chave:
Educação em enfermagem, Ensino, COVID-19Resumo
Objetivo: Relatar a aplicação das metodologias ativas para o ensino em enfermagem em meio à pandemia de COVID-19. Métodos: Trata-se de um relato de experiência das vivências na disciplina de Laboratório de Fundamentos de Enfermagem de uma Universidade Pública em Fortaleza-CE. Resultados: Utilizou-se multimétodos, como aulas e jogos online, estudos de caso, simulação realística, elaboração de portfólio e vídeos com os procedimentos de Enfermagem abordados na disciplina. As diversas estratégias foram necessárias para colaborar com a construção do conhecimento durante a pandemia, uma vez que se utilizou do modelo híbrido de ensino. Conclusão: Constata-se que os vários métodos tecnológicos, como sala virtual, o WhatsApp como ferramenta de comunicação rápida, a elaboração do portfólio e a utilização de vídeos e jogos online, os estudos de caso e a simulação realística, foram utilizados de forma complementar e integrada, tornando-se favoráveis para os alunos, pois eles fazem parte de uma geração que tem maior facilidade em utilizar tecnologias e são receptivos a multimétodos de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.