Systematization of Nursing Care: Reflections under the theoretical and practical scope

Authors

  • Emilli Karine Marcomini, Nanci Vergínia Kuster de Paula Universidade Paranaense-UNIPAR

Keywords:

Educação em enfermagem, Estudantes de Enfermagem, Processo de enfermagem

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8281-84

Objetivo: descrever a percepção de uma acadêmica do curso de graduação em enfermagem, frente a aplicação da sistematização da assistência de enfermagem no aspecto teórico e prático. Metodologia: estudo descritivo do tipo relato de experiência, desenvolvido em uma unidade de saúde localizada no município de Umuarama-PR, nos meses de agosto a novembro de 2017. A experiência foi alicerçada na comparação de aprendizagem do ensino teórico para o prático. Resultados: empregou-se para o estudo duas grandes vertentes do ensino (teoria e prática) aplicando a sistematização da assistência de enfermagem. Comparando a aprendizagem nos dois âmbitos, constatou-se que o ensino prático é uma metodologia que proporciona maior aprendizado, pois permite que o acadêmico seja o precursor da assistência. Conclusão: a experiência relatada permitiu esclarecer o quanto o ensino prático beneficia a aprendizagem da sistematização, pois proporciona o contato acadêmico com a realidade da assistência. A aprendizagem da sistematização deve se iniciar na graduação, por meio dos estágios, onde o acadêmico se aproxima deste instrumento metodológico e consequentemente, terá mais facilidade em implementar o processo quando possuir a formação profissional.

Published

2020-11-24

How to Cite

1.
Emilli Karine Marcomini, Nanci Vergínia Kuster de Paula. Systematization of Nursing Care: Reflections under the theoretical and practical scope. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 24 [cited 2024 Dec. 22];8(2). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/576

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.