Characterization of sleep and daytime sleepiness in medical students at a university
Palavras-chave:
Sono, Sonolência, Estudantes de MedicinaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10243
Objetivo: caracterizar a qualidade do sono, associando-a a presença de sonolência diurna excessiva em estudantes de medicina do primeiro ao quarto ano. Metodologia: pesquisa baseada em estudo de natureza quantitativa, transversal, descritiva e analítica. O local de aplicação foi a Universidade do Estado do Pará, campus Santarém, com uma amostra total de 112 alunos, 72 do ciclo básico e 40 do ciclo clínico. Foram coletados dados gerais, seguidos do Índice de Qualidade de Sono de Pittsburgh e Escala de Sonolência de Epworth. O estudo obedeceu aos preceitos éticos de pesquisa com seres humanos. Resultados: 68,2% dos estudantes aderiram à pesquisa, prevalecendo o gênero masculino (56,2%), acadêmicos com menos de 22 anos (50,9%) e estudantes do ciclo básico (64,2%). Aproximadamente 65% da amostra qualidade do sono comprometida e 47% apresentaram sonolência diurna excessiva. Foram verificadas associações estatísticas entre qualidade do sono e ciclo básico e entre qualidade do sono e sonolência diurna. Conclusão: ser um aluno do ciclo básico aumenta a probabilidade de baixa qualidade do sono em até 3 vezes, além de que alunos com má qualidade do sono têm aproximadamente 2,5 vezes mais chances de terem sonolência diurna excessiva.
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