O ENSINO DA FILOSOFIA E OUTRAS LINGUAGENS:

UM CAMINHO POSSÍVEL À LUZ DA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA

Autores

  • Guilherme Diehl de Azevedo a:1:{s:5:"pt_BR";s:4:"UFSC";}

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i25.3634

Palavras-chave:

Ensino, Artes, Hermenêutica, Heidegger, Gadamer

Resumo

O presente artigo presta-se a questionar acerca da possibilidade e/ou importância da utilização das artes nos procedimentos educacionais. Assim, parte-se de uma noção trivial para explicitar e, então, questionar seus pressupostos filosóficos, de sorte a tecer análise crítica a tal concepção a partir da teoria hermenêutico-fenomenológica, com especial matriz em Martin Heidegger e H. G. Gadamer, revisitada por meio de revisão bibliográfica. A partir de tais análises, restou possível conceber que as artes, no processo educacional, possuem não apenas um papel meramente auxiliar, facultativo e/ou apenas didático, mas participação essencial na efetiva/autêntica compreensão das noções a serem ensinadas.

Referências

BRAIDA, Celso Reni. ​A forma e o sentido da frase 'Isso é arte' In: ​Café Filosófico: Estética e Filosofia da Arte​. 1ed. Florianópolis: Editora da UFSC, 2014.

BRAIDA, Celso Reni. Filosofia da Linguagem, Florianópolis: Editora da UFSC, 2009.

GADAMER, Hans-Georg. Verdade e Método I. Trad. Flávio Paulo Meurer. 15. ed. 3 reimp. Petrópolis, RJ: Vozes, 2018.

HEIDEGGER, Martin. Carta sobre o Humanismo. Tradução: Pinharanda Gomes. 3a Edição. Lisboa: Guimarães Editores, 1985

HEIDEGGER, Martin. Ser e Tempo. Tradução: Márcia Sá Cavalcante Schuback. 10 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

PLATÃO. Crátilo ou sobre a correção dos nomes. Tradução: Celso de Oliveira Vieira. São Paulo: Paulus, 2014.

ROHDEN, Luiz. Linguagens e Metodologias de Ensino e Pesquisa. Vilson J. Leffa, Aracy Ernst, organizadores. Pelotas: EDUCAT, 2012.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Como Citar

Diehl de Azevedo, G. (2022). O ENSINO DA FILOSOFIA E OUTRAS LINGUAGENS:: UM CAMINHO POSSÍVEL À LUZ DA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA. Cadernos Do PET Filosofia, 13(25), 111–124. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i25.3634

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.