O ENSINO DA FILOSOFIA E OUTRAS LINGUAGENS:
UM CAMINHO POSSÍVEL À LUZ DA HERMENÊUTICA FENOMENOLÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i25.3634Palavras-chave:
Ensino, Artes, Hermenêutica, Heidegger, GadamerResumo
O presente artigo presta-se a questionar acerca da possibilidade e/ou importância da utilização das artes nos procedimentos educacionais. Assim, parte-se de uma noção trivial para explicitar e, então, questionar seus pressupostos filosóficos, de sorte a tecer análise crítica a tal concepção a partir da teoria hermenêutico-fenomenológica, com especial matriz em Martin Heidegger e H. G. Gadamer, revisitada por meio de revisão bibliográfica. A partir de tais análises, restou possível conceber que as artes, no processo educacional, possuem não apenas um papel meramente auxiliar, facultativo e/ou apenas didático, mas participação essencial na efetiva/autêntica compreensão das noções a serem ensinadas.
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