ENSINO DE FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO: UMA ANÁLISE DO LIVRO INICIAÇÃO À FILOSOFIA DE MARILENA CHAUÍ
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v6i11.2034Palavras-chave:
Filosofia, Ensino, Livro DidáticoResumo
Este artigo analisa o livro didático “Iniciação à Filosofia” de Marilena Chauí como ferramenta para o ensino de filosofia no Ensino Médio. No Brasil da última década vê-se a reinserção da filosofia como disciplina obrigatória no Ensino Médio, o que provoca a problematização sobre o que ensinar e como ensinar esta disciplina para adolescentes nessa fase de formação. Assim, autores como Marilena Chauí propuseram livros didáticos a serem adotados pelas escolas, a fim de fornecer um subsídio para a atuação do professor e um direcionamento para as abordagens a serem adotadas em sala de aula de modo que se produzisse uma aprendizagem significativa. Escolheu-se o livro da autora não só pela sua reconhecida trajetória acadêmica, mas também pelo fato do livro da autora ser adotado por muitas escolas em todo o país. Trata-se de um estudo de cunho bibliográfico realizado em duas etapas: primeiro, buscou-se selecionar textos e autores que discutissem o ensino de filosofia e o livro didático para poder contextualizar o material analisado; segundo, aprofundou-se uma análise sobre o livro didático em si questionando se ele contribui ou não para que se atinja os objetivos propostos para o ensino de filosofia no Ensino Médio. Nesse sentido, concluiu-se que o livro “Iniciação à Filosofia” constitui-se enquanto ferramenta apropriada para o ensino de filosofia, contribuindo não apenas para a formação do aluno, mas também para a atuação do professor.
Referências
ALVES, D. J. A Filosofia no Ensino Médio: ambiguidades e contradições na LDB. Campinas: Autores Associados, 2002.
ARANHA, M. L. de A. História da educação. São Paulo: Moderna, 1996.
ASPIS, R. P. L. O Professor de Filosofia: o ensino de filosofia no ensino médio como experiência filosófica. Cadernos Cedes, v. 24, n. 64, p. 305-320, set./dez. 2004.
AZEVEDO, F. de. A cultura brasileira. 5. ed. São Paulo: Melhoramentos, USP, 1971. BLOCH, M. L. B. Apologia da História ou O ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
BOCHENSKI, J. M. Diretrizes do pensamento filosófico. São Paulo: EPU, 1977.
BRANDALISE, M. A. T. Avaliação dos cursos de graduação na perspectiva de egressos. In: SEMINÁRIO DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO SUL, 9, 2012, Caxias do Sul.Anais. Caxias do Sul: UCS, 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Resolução nº 42, 2012. Dispõe sobre o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a educação básica. Brasília: MEC, 2012.