A FILOSOFIA NO ENSINO BÁSICO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS URBANAS DE TERESINA (PI)

Autores

  • Luis Andrés Castillo

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2127

Palavras-chave:

ensino de filosofia, escolas urbanas, ensino médio

Resumo

O texto apresenta um mapeamento exploratório inicial da realidade do ensino de filosofia no ensino fundamental e médio na rede de ensino público e privado de Teresina/PI, realizado no ano de 2000,objetivando disponibilizar dados para a organização dessa área de saber como o campo de atuação dos profissionais de filosofia e servir de subsídios à projeção das atividades da universidade na formação desses profissionais e na formulação de políticas de atuação do Departamento de Filosofia/UFPI junto ao ensino básico. O resultado da pesquisa se apresenta na forma de diagnóstico exploratório de natureza quantitativa, especificando aspectos capazes de configurar a realidade da prática pedagógica do ensino de filosofia, tais como: a presença da disciplina no currículo escolar, a carga-horária conferida ao trabalho didático-pedagógico de filosofia, a formação acadêmica dos professores e professoras que ministram a disciplina, os conteúdos programáticos que predominam nos programas da disciplina, a bibliografia básica utilizada como apoio ao trabalho docente, a metodologia deste ensino e a recepção da disciplina entre os estudantes.

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Publicado

2011-01-16

Como Citar

Castillo, L. A. (2011). A FILOSOFIA NO ENSINO BÁSICO: DIAGNÓSTICO E PERSPECTIVAS NAS ESCOLAS URBANAS DE TERESINA (PI). Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 91–113. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2127

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA

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