CHAMADA PARA PUBLICAÇÃO: Dossiê: “Fissuras, encontros e rupturas: uma ontologia pulsante do gênero”
2023-01-22
Estudos que convocam a presença de epistemologias de fundamentação feminista vêm ganhando fôlego com o passar dos anos. Desdobramentos de algumas pensadoras marcam fundamentalmente o escopo deste campo.
Dentre muitas autoras e autores, destacamos Simone de Beauvoir e Judith Butler como grandes pensadoras e filósofas responsáveis por estabelecer laços de continuidade da proposta de uma ontologia da sexualidade e de gênero, que ainda hoje se coloca como importante limiar de abertura para pensarmos a vida cotidiana na atualidade. A vida que se desvela ultrapassa as limitações enclausurantes que as normatividades e as estruturas nos colocam, e, por isso, a reflexão e a escrita atravessada por essas rupturas se fazem tão urgentes.
Pensando na continuidade do pensamento fértil da epistemologia feminista que vem desvelando a experiência de gênero, a proposta do dossiê “Fissuras, encontros e rupturas: uma ontologia pulsante do gênero” se encontra na eclosão de ideias e segmentos de uma ontologia fundamental no campo das epistemologias de gênero e sexualidade.