O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO DE FILOSOFIA EM RELAÇÃO COM O PODER DISCIPLINAR: APONTES DO PENSAMENTO DE MICHEL FOUCAULT
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v11i21.1949Palavras-chave:
Disciplina, Educação, Filosofia, PoderResumo
O presente artigo tem como ponto central analisar, com base nos trabalhos de Michel Foucault, a respeito do Poder Disciplinar em sua atuação na área educacional, especificamente, no Ensino de Filosofia, cujo objetivo é especular sobre o referido poder, presente nas instituições de ensino. Para tratar dessa questão, que envolve o Poder Disciplinador no desenvolvimento no Ensino de Filosofia, será utilizada a metodologia da pesquisa direta bibliográfica. Nossa trabalho será desenvolvido em dois momento singulares (i) a ideia geral sobre o poder no filósofo Michel Foucault e, posteriormente, (ii) pensar o desenvolvimento do Poder Disciplinar em relação com a Educação e, consequentemente, o Ensino de Filosofia. Esse caminho acredita-se que chegará a uma compreensão do Poder Disciplinar dentro do Ensino de Filosofia, trazendo elementos e questões que contribuam na construção do sujeito pensante, seja em sua vida individual ou uma vida social, e que esse indivíduo possa transformar a sociedade.
Referências
BARTOLOMÉ RUIZ, Castor Mari Martin. EL Poder de Lós Desposeidos. Madri: Nueva Utopia. 2000.
DELEUZE, Gilles. Foucault. 5. ed. São Paulo: Brasiliense, 2005. Tradução Claudia Sant'Anna Martins.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Trad. Roberto Machado. Rio de Janeiro: edições Graal, 1979.
__________. Vigiar e Punir. Petrópolis: Editora Vozes, 1975.
MACHADO, Roberto. “Por uma Genealogia do Poder”. In: FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.
MATOS, Junot Cornélio. Educação e Filosofia: por um diálogo interdisciplinar. In: MATOS, Junot Cornélio. Dialogação: Filosofia da Educação. Curitiba: Editora Crv, 2015. p. 11-26.