A DIALOGICIDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE HANS GEORG GADAMER E IMPLICAÇÕES NA CULTURA ESCOLAR BRASILEIRA

Conteúdo do artigo principal

Maria de Jesus dos Santos

Resumo

Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e pode se deslocar para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do cotidiano educacional e uma reflexão refinada desse processo e vai além da compreensão quando recomenda o diálogo como alternativa para um fazer pedagógico vivo e transformador. Há uma dissonância entre o que foi validado por Freire e a realidade escolar no Brasil em diferentes níveis e modalidades. Outra perspectiva que tem chamado atenção de estudiosos do campo educacional e que trata do diálogo é a Hermenêutica Filosófica de Gadamer; discute-se a possibilidade compreensiva da hermenêutica, nos moldes como fora pensado pelo hermeneuta, poder auxiliar nas bases de justificação da educação, favorecendo o debate acerca das racionalidades envolvidas no fazer pedagógico que nessa trilha parece superar os modelos de normatividade da modernidade técnico-científica, que declara o poderio da objetividade. Este estudo quer compreender a noção “diálogo vivo” nesses autores e discutir sobre sua efetividade em nossos dias.

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, M. de J. dos . (2014). A DIALOGICIDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE HANS GEORG GADAMER E IMPLICAÇÕES NA CULTURA ESCOLAR BRASILEIRA. Cadernos Do PET Filosofia, 5(10), 01-11. https://doi.org/10.26694/pet.v5i10.2036
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Maria de Jesus dos Santos, UFPI

Professora de Filosofia da Educação da UFPI, Mestre em Filosofia/UFPI.

Referências

BLEICHER, Josef. Hermenêutica contemporânea. Lisboa: Edições 70,1980.

DALBOSCO, Cláudio A. Incapacidade para o diálogo e “fazer pedagógico”. In: SARAIVA, Irene S. (Org.);WESCHENFELDER, Maria H. (Org.). Sala de aula: que saberes? que fazeres? Passo Fundo: UPF Editora, 2006. p. 154-182.

DAL MAGO, Leonir. Gadamer, Hermenêutica e Educação. 2009. 133f. Dissertação (Mestrado) – Universidade de Passo Fundo, Passo Fundo, 2009. Disponível em > http://www.dominiopúblico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_o bra=183297>. Acesso em 06 de fevereiro de 2015.

FERREIRA, Adriana G. Concepção hermenêutica de educação. In . Hermenêutica e Educação: aproximações. 2011. 109f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica do Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: < www2.dbd.puc- rio.br/pergamum/tesesabertas/0913482_2011cap_3.pdf> Acesso em 07 de fevereiro de 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

. Pedagogia da Esperança. São Paulo: Paz e Terra, 2000.

GADAMER, Hans-Georg. A razão na época da ciência. Trad. Ângela Dias. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1983. (Coleção Biblioteca Tempo Universitário, 72)

. Verdade e método II. Tradução de Ênio P. Giachini. Petrópolis, RJ: Vozes, Bragança Paulista, SP: Editora Universitária São Francisco, 2007.

. & FRUCHON, Pierre (ORG). O problema da consciência histórica, Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.

GRONDIN, Jean. Introdução à hermenêutica filosófica. Tradução de Benno Dischinger. São Leopoldo: UNISINOS, 1999.

HABERMAS, J. Consciência moral e agir comunicativo. Tradução de Guido A. de Almeida. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1989.

MUHL, Eldon Henrique & ESQUINSANI, Valdocir (org.). O diálogo ressignificando o cotidiano escolar. Passo Fundo: UPF, 2004.

MÜHL, Eldon H. Hermenêutica e educação: desafios da hermenêutica na formação dialógica do docente. In: MÜHL, Eldon H. (Org.); ESQUINSANI, Valdocir (Org.). O diálogo ressignificando o cotidiano escolar. Passo Fundo: UPF Editora, 2004. p. 38-51.

PRESTES, Nadja Hermann. Educação e Racionalidade: conexões e possibilidades de uma razão comunicativa na escola. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1996.

ROHDEN, Luis. Hermenêutica e linguagem. In: ALMEIDA, Custódio L. S. de; FLICKINGER, Hans-Georg; ROHDEN, Luiz. Hermenêutica filosófica. Nas trilhas de Hans- Georg Gadamer. Porto Alegre: Edipucrs, 2000. p. 151-202.

ROSSATO, Ricardo. Etimologias e Saberes. Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v.9, n.2, p.86-96, dez. 2002.

STRECK, Danilo.; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.