ENTRE FREUD E NIETZCHE:

QUANDO INSTINTOS DE VIDA E DE MORTE SE CONFLUEM EM VONTADE DE POTËNCIA

Autores

  • Aglaé Carneiro Universidade Federal da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i26.2734

Palavras-chave:

Instintos sexuais, Instintos de destruição, vontade de poder, Nietzsche, Freud

Resumo

Todo ato da vida passa pelo mental, diria Nietzsche (GM); e, tratar do psíquico é, necessariamente, falar em sexualidade (por meio dos impulsos) – defende Freud. Partindo desses dois pressupostos, surge o problema: será a vontade de potência a raiz dos instintos de vida e de morte? As duas construções teóricas parecem se aproximar, e, no entanto, possuem finalidades distintas. Em uma linha freudiana, a mobilização instintual se daria em nome do prazer, enquanto que, para Nietzsche, o objetivo de todo impulso é sempre a obtenção de mais poder (expansão das forças que compõem a vontade de potência). Em sendo assim, através de uma metodologia bibliográfica e de uma análise de dados qualitativa, o presente trabalho pretende expor, a título de objetivos específicos, contornos iniciais, de um lado, sobre os instintos freudianos, e, de outro, considerações aproximadas sobre a vontade de potência. A título de objetivo geral, procura analisar como essas duas construções teóricas se fundem, buscando verificar as possibilidades de criação teórica de um possível “caminho do meio”: uma aproximação das duas finalidades em um só ato – obtenção de prazer e aumento de poder.

Referências

BUTLER, Judith. A Vida Psíquica do Poder: Teorias da Sujeição. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

FREUD, Sigmund. Além do Princípio do Prazer, Psicologia de Grupo e outros trabalhos. Edição Standard Brasileira das Obras Psicológicas Completas de Sigmund Freud, vol. XVIII. Rio de Janeiro: Imago, 1996.

FREUD, Sigmund. Teoria Geral das Neuroses. Em: Freud (1916-1917) - Conferências introdutórias à psicanálise. Tradução Sergio Tellaroli. São Paulo: Companhia das Letras, 2014.

FREUD, Sigmund. O Eu e o Id, “Autobiografia” e outros textos. Obras Completas, vol. 16. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

FREUD, Sigmund. O Mal-estar na Civilização, Novas Conferências Introdutórias à Psicanálise e outros textos. Obras Completas, vol. 18. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 2000.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia ciência. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.

NIETZSCHE, Friedrich. Além do bem e do mal. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

NIETZSCHE, Friederich. A vontade de poder. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008A.

NIETZSCHE, Friederich. Genealogia da Moral: Uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2008B.

Downloads

Publicado

2022-12-30

Como Citar

Carneiro, A. (2022). ENTRE FREUD E NIETZCHE:: QUANDO INSTINTOS DE VIDA E DE MORTE SE CONFLUEM EM VONTADE DE POTËNCIA. Cadernos Do PET Filosofia, 13(26), 34–48. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v13i26.2734

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.