OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PODER: THEODOR LUDWIG WIESENGRUND ADORNO (1903-1969) E A INDÚSTRIA CULTURAL

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Rodrigo Duarte Fernandes dos Passos

Resumo

O objetivo do texto é abordar a temática dos meios de comunicação como instrumento de poder à luz da indústria cultural conforme Theodor Adorno. Busca-se responder à seguinte questão: como a indústria cultural reproduz as relações de poder no capitalismo contemporâneo? Para a consecução de tal objetivo, o texto apresenta as seguintes etapas: uma breve contextualização histórica e teórica da Teoria Crítica - vertente filosófica à qual Adorno e outros autores se filiaram – a definição da indústria cultural conforme Adorno em seus principais argumentos, os efeitos da indústria cultural e do capitalismo organizado, a postura crítica frente ao contexto referido e a nova postura de Adorno nos anos 50 e 60 frente aos meios de comunicação. A principal tese do artigo leva ao entendimento de que a indústria cultural incorpora toda uma racionalidade de dominação  e  disciplina  da  vida  social  e  reprodução  da  ordem  capitalista  vigente,  acabando  com  as contradições no âmbito das manifestações artísticas na medida em que somente o lucro é visado.

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Como Citar
Fernandes dos Passos, R. D. . (2011). OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO COMO INSTRUMENTO DE PODER: THEODOR LUDWIG WIESENGRUND ADORNO (1903-1969) E A INDÚSTRIA CULTURAL. Cadernos Do PET Filosofia, 2(3), 35-43. https://doi.org/10.26694/pet.v2i3.2137
Seção
DOSSIÊ

Referências

ADORNO, Theodor L. W. : “Culture Industry Reconsidered” In: New German Critique. No.6 (Autumn, 1975), pp. 12-19.

: “Indústria Cultural: O Esclarecimento como Mistificação das Massas” In: ADORNO, Theodor L. W. & HORKHEIMER, Max, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985, pp. 113- 156.

HORKHEIMER, Max: “Teoria tradicional e teoria crítica”, I

GATTI, Luciano Ferreira: “Theodor W. Adorno – Indústria Cultural e Crítica da Cultura” In: NOBRE, Marcos (org.): Curso Livre de Teoria Crítica, Campinas: Papirus, 2008, pp. 73-97.

NOBRE, Marcos: A Teoria Crítica, Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2004.