DO EGOÍSMO PSICOLÓGICO A COMPAIXÃO METAFÍSICA: CONTRIBUIÇÕES SCHOPENHAEIRIANAS NO DEBATE METAÉTICO CONTEMPORÂNEO

Conteúdo do artigo principal

José Luis de Barros Guimarães

Resumo

No livro IV, de O mundo como vontade e representação, Arthur Schopenhauer afirma que as ações humanas podem acontecer por  motivos e  quietivos. As  ações que  levam  em  consideração uma  cadeia de motivações são sempre auto-dirigidas, tendo em mente que os indivíduos agem pra satisfação dos seus quereres particulares. Tais ações são classificadas pelo autor de egoístas por não levarem em consideração o outro, mas os desejos que preenchem a consciência humana no ato de agir. Nesse primeiro momento a leitura schopenhaueriana da “natureza humana” corrobora com o egoísmo psicológico, pois os indivíduos procuram afirmar a sua vontade de vida por entenderem intuitivamente que a impossibilidade de efetivação dessa pulsão vital denominada vontade promove carência, sofrimento. Porém, Schopenhauer reconhece que existem ações, embora raras, desinteressadas. Nesse momento o egoísmo é suprimido e o agente moral é tomado por uma compreensão metafísica do mundo que o faz agir por compaixão. Nossa pretensão é clarificar como se dá essa passagem do egoísmo psicológico à compaixão metafísica, segundo a visão de mundo schopenhaueriana, recolocando o autor no debate metaético contemporâneo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Barros Guimarães , J. L. de . (2014). DO EGOÍSMO PSICOLÓGICO A COMPAIXÃO METAFÍSICA: CONTRIBUIÇÕES SCHOPENHAEIRIANAS NO DEBATE METAÉTICO CONTEMPORÂNEO. Cadernos Do PET Filosofia, 5(9), 08-16. https://doi.org/10.26694/pet.v5i9.2056
Seção
ARTIGOS

Referências

SAFRANSKI, Rudiger. Schopenhauer e os anos mais selvagens da filosofia: uma biografia. Tradução William Lagos. São Paulo: Geração Editorial, 2011.

SIMMEL, Georg. Schopenhauer e Nietzsche. Tradução: César Benjamim Rio de Janeiro: Contraponto, 2011.

SCHOPENHAUER, Arthur. O mundo como vontade e como representação. Tradução, apresentação e notas de Jair Barboza. São Paulo: UNESP, 2005.

. Sobre o fundamento da moral. Tradução: Maria Lúcia Cacciola. São Paulo. Editora: Martins fontes, 1995.

SOBER, Elliot. Psychological egoism. In LaFollete, Hugh (Ed.) The Blackwell Guide to Ethical Theory. Oxford, Blackwell, 2000.