HERMENÊUTICA DA EDUCAÇÃO

GADAMER E A AFIRMAÇÃO 'A EDUCAÇÃO É EDUCAR-SE'

Autores

  • Carliane Cruz Medeiros Universidade Federal do Piauí - UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i30.6330

Palavras-chave:

Hermenêutica; Educação; Compreensão; Gadamer.

Resumo

O presente estudo está organizado em três momentos: o primeiro, apresentar a interligação entre hermenêutica e educação a partir de uma filosofia da educação, que se concretiza em uma perspectiva básica que traz à tona conceitos básicos que envolvam o sentido de compreensão. O segundo, analisamos os conceitos de educar- se e formar-se como pontos nucleares que caracterizam uma hermenêutica da educação. Em um terceiro momento, enfatizamos uma pedagogia do altruísmo de Gadamer como possibilidade de compreensão da educação e como modo de prática educativa.

 

Referências

ALVES, M. A. O modelo estrutural do projeto hermenêutico como fundamento filosófico da educação. Ciência e educação, v. 17, n. 1, p. 235-248, 2011.

FLICKINGER, H-G. Para que uma filosofia da educação? - 11 teses. Perspectiva, v. 16, n. 29, p. 15-22, 1998.

FLICKINGER, H-G. O fundamento ético da hermenêutica contemporânea. In: OLIVEIRA, A. R.; OLIVEIRA, N. A. (Org). Fides et Ratio: ferstschrift em homenagem a Cláudio Neutzling. Pelotas: Educat, 2003.

GADAMER. La educación es educar-se. Barcelona: Ediciones Paidós, 2000.

GADAMER. Verdade e Método II. 2° ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

GADAMER. Verdade e Método I. 8° ed. Petrópolis: Vozes, 2007.

GRONDIN, J. Introdução à hermenêutica filosófica. São Leopoldo: Unisinos, 1999. HERMANN, Nadja. Hermenêutica e educação. Rio de Janeiro: DP & A, 2002.

Downloads

Publicado

2025-01-26

Como Citar

Cruz Medeiros, C. (2025). HERMENÊUTICA DA EDUCAÇÃO: GADAMER E A AFIRMAÇÃO ’A EDUCAÇÃO É EDUCAR-SE’. Cadernos Do PET Filosofia, 15(30), 29–39. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i30.6330

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.