A DESCONSTRUÇÃO DE ROUSSEAU PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA

Autores

  • Filipe de Morais Firmino Universidade Federal da Paraíba - UFPB

DOI:

https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i30.5869

Palavras-chave:

Educação emancipadora, Pedagogia crítica, Transformação social

Resumo

Este ensaio filosófico explora a desconstrução das ideias educacionais de Jean-Jacques Rousseau, buscando adaptá-las para uma educação emancipadora contemporânea. Rousseau defendia uma educação naturalista e individualizada, mas suas ideias necessitavam de revisão para enfrentar os desafios atuais e promover a emancipação. Através da desconstrução proposta por Derrida e a pedagogia dialógica de Paulo Freire, argumenta-se que uma educação emancipadora deve ir além do naturalismo rousseauniano, incorporando a crítica social e o engajamento ativo dos educandos na transformação das estruturas sociais.

Biografia do Autor

Filipe de Morais Firmino, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Atualmente, é aluno de mestrado no Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na linha de pesquisa Ética e Filosofia Política, ingressante no semestre 2024.1. Desde dezembro de 2022, é bacharel em Direito pela Faculdade Católica da Paraíba. Na graduação, na disciplina de Filosofia do Direito, conheceu a obra 'Discurso da Servidão Voluntária' do pensador francês Étienne de La Boétie e, desde então, vem se dedicando a pesquisar essa obra e suas imbricações na Filosofia Política e na Ética.

Referências

Apple, Michael. W. Ideology and Curriculum. Routledge, 2004.

DERRIDA, Jacques. A Escritura e a Diferença. São Paulo: Perspectiva, 2001.

DERRIDA, Jacques. Of Grammatology. (G. C. Spivak, Trans.). Johns Hopkins University Press, 1976.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 54. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

GIROUX, Henry A. Teoria e Resistência em Educação: uma pedagogia para a oposição. São Paulo: Autêntica, 1983.

GIROUX, Henry A. Pedagogy and the Politics of Hope: Theory, Culture, and Schooling. Westview Press, 1997.

ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio, ou Da Educação. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

Smith, H. Rousseau’s Political Philosophy. In E. N. Zalta (Ed.), The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford University, 2001.

Downloads

Publicado

2025-01-26

Como Citar

de Morais Firmino, F. (2025). A DESCONSTRUÇÃO DE ROUSSEAU PARA UMA EDUCAÇÃO EMANCIPADORA. Cadernos Do PET Filosofia, 15(30), 3–12. https://doi.org/10.26694/cadpetfilo.v15i30.5869

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.