A INFLUÊNCIA DO PRAGMATISMO ESTADUNIDENSE NA FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO DE ANÍSIO TEIXEIRA: A DIMENSÃO POLÍTICO PEDAGÓGICA NA DEFESA DA ESCOLA PÚBICA
DOI:
https://doi.org/10.26694/pet.v7i13.2016Palavras-chave:
Pragmatismo, Filosofia da Educação, Manifesto dos EducadoresResumo
O presente trabalho resulta de uma pesquisa sobre a produção intelectual do educador brasileiro Anísio Spínola Teixeira (1900-1971), denominada “A Influência do Pragmatismo Estadunidense na Filosofia da Educação de Anísio Teixeira: a dimensão política-pedagógica na defesa da escola pública”. A pesquisa visa investigar a influência do pragmatismo estadunidense, de modo especial, a presença das ideias do filosófico de John Dewey na obra de Anísio Teixeira e nos movimentos renovadores da educação nacional no Brasil. O trabalho inicia conceituando o pragmatismo e a concepção de filosofia da educação de Anísio Teixeira e, por fim, analisa o documento “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” fazendo um cotejamento de análise com os ideais da filosofia pragmatista de Teixeira. Na primeira parte do trabalho encontra-se a discussão sobre a origem e natureza do pragmatismo, suas características e desenvolvimentos. E, desta abordagem, mostraremos como se configura a filosofia da educação de Anísio Teixeira e qual o impacto destas ideias no pensamento renovador da Educação Brasileira. O nosso objetivo consiste em identificar nesta concepção de filosofia da educação, a influência do pragmatismo americano, analisar se esta abordagem tem impactos no conteúdo do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” e, por fim, nosso propósito é revelar como o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, enquanto e movimento histórico está ligado à ideia de sociedade democrática na defesa da educação pública como um direito social.
Referências
AGLIARDI, Delcio A. WELTER, Cristiane B. PIEROSAN, Maristela R. O novo plano nacional decenal de educação e as políticas educacionais de estado: Velhas metas, novos desafios. Disponível em: <http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/anpedsul/9anpedsul/paper/viewFile/3210/178>. Acesso em: 28 jan 2015.
AZEVEDO, Fernando. Manifesto dos Educadores da Educação Nova. In: GHIRALDELLI, Paulo. História da Educação. Cortez: São Paulo, 1990.
FERNANDES, F. “Anísio Teixeira e a luta pela escola pública”. In: ROCHA, J.A. de L., Anísio em movimento: a vida e as lutas de Anísio Teixeira pela escola pública e pela cultura no Brasil. Salvador: Fundação Anísio Teixeira, 1992.
GHIRALDELLI, Paulo. História da Educação. Cortez: São Paulo, 1990.
JÚNIOR, José Voste Lustosa. Ao povo e ao governo: o ideário educacional do Manifesto dos Pioneiros da Escola Nova no Brasil. Disponível em: < http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_ idinscrito_8_f6dc1b892a8cacc6eb8fcaf8a94bdd72.pdf>. Acesso em 23 jan 2015.
LOURENÇO FILHO. A propósito do centenário de John Dewey. Arquivo Lourenço Filho, série Produção Intelectual, LF 59.00.00/1, CPDOC/FGV.
MARTINS, Mara Lúcia. Anísio Teixeira: grande empreendedor da educação. Rio de Janeiro, RJ. Educação Pública. Disponível em < http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/educacao/0069_02.html>. Acesso em 8 jan 2015.
MENDONÇA, A.W.P.C. Universidade e formação de professores: uma perspectiva integradora. A universidade de Educação de Anísio Teixeira. Tese de doutoramento. Rio de Janeiro, Departamento de Educação da PUC-Rio, 1993.
NASCIMENTO, Edna M. Magalhães do. Pragmatismo: Uma Filosofia da Ação. Revista Redescrições, p.2-15, 2012.
. Pequena introdução à filosofia da Educação: A Escola Progressista ou a Transformação da Escola, de Anísio Teixeira. Disponível em: < http://www2.unifap.br/borges/files/2011/02/Pequena-Introdu%C3%A7%C3%A3o-%C3%A0-Filosofia-da-Educa%C3%A7%C3%A3o.pdf>. Acesso em 28 jan 2015
. Dewey e Rorty – da metafísica empírica à metafísica da cultura. Teresina: EDUFPI, 2014.
NUNES, Clarice. Anísio Teixeira entre nós: a defesa da educação como direito de todos. Revista Educação & Sociedade, vol. XXI, nº 73, p. 9-39, 2000.