OS RIBEIRINHOS NO CONTEXTO DA REALIDADE AMAZÔNICA: ESCOLA E RE- PRESENTAÇÕES SOCIAIS

Autores

  • MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA Universidade Federal do Acre
  • ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Palavras-chave:

Escola, Representações Sociais, Ribeirinhos, Imaginário

Resumo

Os moradores da Amazônia vivenciam situações de contato com a natureza constantemente. Em Mâncio Lima – AC, a situação geográfica se faz cortada por rios, matas virgens, cachoeiras naturais, serras, animais selvagens, populações tradicionais, que são tão naturais aos seus moradores quanto um volante a um motorista profissional. Ali, quando o dia amanhece e o sol assume a sua posição de astro rei, trava-se a bela luta entre a força das águas e o arbítrio do sol. Seus raios contagiam os moradores, que, ao cantar do galo, já estão em pé. É nesse panorâmico cenário que vivem os ribeirinhos – atores sociais indispensáveis à tessitura deste trabalho – contagiados pelos aspectos simbólicos e concretos que contribuem para que deem gozo e zelo à vida nos seringais que dista horas ou mesmo dias da cidade. A Teoria das Representações Sociais é o aporte primeiro nas aproximações que trazemos, principalmente, no que se refere às funções das Representações Sociais apontadas por (ABRIC, 1998), no processo de construção subjetiva sobre a realidade. Utilizamo-nos da entrevista semiestrutura, de fotografias da realidade local bem como da observação enquanto moradora natural da região. A Análise de Conteúdo proposto por (BARDIN, 2004) aponta-nos o que aqui denominamos provisoriedade da verdade. Está impregnado nos moradores um real desejo pela escola tendo-a como veleidade de futuro; o conhecimento de uma vida que ultrapasse os limites das florestas e dos rios cujo imaginário é impulsionado pelo material gráfico colado nas paredes de casa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

MARIA ALDECY RODRIGUES DE LIMA, Universidade Federal do Acre

Professora na Universidade Federal do Acre – Campus Floresta. 

ERIKA DOS REIS GUSMÃO ANDRADE, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Professora na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Referências

ABRIC, Jean Claude. A abordagem estrutural das representações sociais. In: MOREIRA, Antonia Paredes; OLIVEIRA, Denise Cristina de (Orgs). Estudos interdisciplinares em representações sociais. Goiânia: Ab. 1998.

BAKHTIN, Mikhail Mikhailovitch. Marxismo e filosofia da linguagem. 6. ed. São Paulo: Hucitec, 1992.

BALANDIER, George. O imaginário na modernidade. In: BALANDIER, George. O contorno: pod- er e modernidade. Tradução Suzana Martins. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1997.

BARDIN, Laurence. Análise de Conteúdo. 3. ed. Tradução Luiz Alberto Reto e Augusto Pinheiro. Lisboa, Pt: 70, LDA, 2004.

BELMIRO. Entrevista. Mâncio Lima-AC. [10] outubro, 2006.

FELIX. Entrevista. Mâncio Lima-AC. [11] outubro, 2006.

FERRANTE, Miguel Jeronymo. Seringal. 3. ed. São Paulo: Globo, 2007.

JODELET, Denise. As representações sociais. Tradução Lilian Ulup. Rio de Janeiro: Ed da UERJ, 2001.

LIMA, Elane Andrade Correia. A nova condição feminina: as mulheres do seringal. 2001. 160 fls. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN, 2001.

LOUREIRO. João de Jesus Paes. Cultura amazônica: uma poética do imaginário. Escrituras; São Paulo, 2001.

MOSCOVICI, Serge. Representações sociais: investigações em psicologia social. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

SANTOS, Maria de Fátima de Souza. Diálogos com a teoria das representações sociais. Editora Universitária da UFPE; Ed da UFAL, 2005.

COSTA SOBRINHO, Pedro Vicente. Capital e trabalho na Amazônia Ocidental. São Paulo:Cortez, 1992.

_____ Exercícios Circunstanciais. Natal, RN: Coivara, 1997.

SOUZA, Carlos Alberto de. História do Acre: novos temas, novas abordagens. Rio Branco, AC: Editor Carlos Alberto Alves de Souza, 2002.

TEVES, Nilda. O imaginário na configuração da realidade. In: TEVES, Nilda (Org.). Imaginário social e educação. Rio de Janeiro: Gryphos: Faculdade de Educação da UFRJ, 1992. p. 03 – 33.

VIOLETA. Entrevista. Mâncio Lima-AC. [11] outubro, 2006.

Downloads

Publicado

2009-12-14

Como Citar

RODRIGUES DE LIMA, M. A. ., & GUSMÃO ANDRADE, E. D. R. . (2009). OS RIBEIRINHOS NO CONTEXTO DA REALIDADE AMAZÔNICA: ESCOLA E RE- PRESENTAÇÕES SOCIAIS. Linguagens, Educação E Sociedade, (20), 89–105. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1494

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 28 29 30 31 32 33 34 35 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.