Chamada para o Dossiê: Que Currículo é a BNCC?

2022-06-02

Este dossiê visa congregar trabalhos voltados à discussão da Base Nacional Comum Curricular - BNCC como um conjunto de dispositivos que busca, através de forte prescrição, concretizar um projeto homogêneo para a educação brasileira. Dentre seus enfoques está a oportunidade de pensar nas articulações que sustentam a BNCC, suas relações com outras políticas, tais como a de formação de professores, de produção de materiais didáticos, de avaliação, bem como a participação de agentes do capital, que se valem da premissa da homogeneidade como um capacitor de equidade e de desenvolvimento econômico. Importam também contribuições atentas às articulações políticas associadas a agendas comprometidas com a difusão de valores éticos e morais, de determinado padrão de sujeito, de mão de obra voltada ao atendimento de demandas do mundo do trabalho. Igualmente, são acolhidos trabalhos que compreendam que movimentos em prol do aumento do controle curricular não se configuram como ações de equidade social e, menos ainda, como decisões políticas democráticas. Esta edição busca constituir diálogo sobre estratégias políticas que buscam, através de uma arquitetura prescritiva de intensificação normativa, apagar/reduzir/violentar práticas culturais e microcósmicas produzidas nos cotidianos. Conclusivamente, convidamos ao tensionamento de concepções curriculares que tendem a informar propostas como a da BNCC e destacamos a necessidade de pensar o currículo como produção cultural e enunciação, não como meio para controle e prescrição.

Prazo para submissão: 30 de agosto de 2022

 Organizadores: Professor Doutor Hugo Heleno Camilo Costa (UFMT);

                         Professor Doutor Phelipe Florez Rodrigues (UERJ)