A EDUCAÇÃO FÍSICA NA PRÉ-ESCOLA E O EDUCANDO COM MICROCEFALIA POR INFECÇÃO DE ZIKA VÍRUS
Palavras-chave:
Educação física escolar, microcefalia, psicomotricidadeResumo
Durante o surto de Zika Vírus no Brasil em 2015, muitas crianças nasceram com microcefalia, condição associada a um perímetro cefálico reduzido e frequentes desafios no desenvolvimento motor, cognitivo e social, comprometendo importantes aspectos do desenvolvimento, como sentar, engatinhar e andar. A intervenção precoce, apesar de complexa, devido à multiplicidade de ações e informações envolvidas, têm apresentado resultados promissores quando conduzida por equipes multiprofissionais que incluem médicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos e professores, que trabalham em conjunto com as famílias otimizando o aprendizado e a inclusão dos educandos. A Educação Física Escolar desempenha um papel fundamental na promoção do desenvolvimento integral dessas crianças. Contudo, sua implementação em escolas regulares apresenta desafios, exigindo estratégias pedagógicas eficazes que favoreçam a inclusão e o bem-estar. Assim, este estudo investigou práticas pedagógicas que podem favorecer a inclusão e o desenvolvimento global de crianças com microcefalia por ZIKV na pré-escola, identificando práticas no ambiente escolar que melhorem sua qualidade de vida e promovam uma integração efetiva ao ambiente escolar.
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