APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA EM FÍSICA ATRAVÉS DO MÉTODO DE LEITURA E DE ESTUDO

Autores

Palavras-chave:

Métodos de Estudo;, Metodologias Ativas de Aprendizagem;, Aprender a Aprender;, Aprendizagem Significativa

Resumo

Este artigo tem como objetivo compartilhar o relato de uma experiência e conhecimentos proporcionados pela implementação do Projeto de Ensino intitulado "Possibilidades e Organização Didática para Aprender a Aprender", realizado no Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O Projeto era destinado a estudantes do curso de Graduação em Física (nas modalidades Licenciatura e Bacharelado) e ocorreu no primeiro semestre de 2023, na modalidade presencial. A atividade de ensino buscou oportunizar, aos participantes, o exercício de diferentes métodos de leitura e de estudo, bem como práticas de metodologias ativas de aprendizagem, visando melhorias no desempenho acadêmico e, consequentemente, a redução dos índices de reprovação e de evasão nos cursos de graduação em Física. A metodologia de ação do Projeto consistiu de Seminários interativos seguidos de orientação e aplicação de Oficinas, nas quais os participantes aplicavam os respectivos métodos na(s) disciplina(s) da área de Física que estavam cursando naquele semestre. Os participantes do Projeto finalizaram as atividades elaborando seu próprio método de leitura e estudo, inspirado nos métodos apresentados e exercitados. Apesar de semelhantes entre si, os diferentes métodos apresentaram caminhos variados na forma de abordagem de suas etapas, proporcionando possibilidades diversas ao aprendiz. Os participantes puderam perceber que é possível desenvolver habilidades para utilização de métodos de leitura e estudo, adaptados a conteúdo da área de Física, proporcionando uma aprendizagem significativa dos mesmos, além de tornar o processo de leitura e de estudo mais produtivo e prazeroso.

Biografia do Autor

Maria de Nazaré Bandeira dos Santos, Universidade Federal do Piauí

Professora do Departamento de Física da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da USP, pesquisadora em Educação Científica, Matemática e Tecnológica para a formação de professores de Ciências e de Física.

Regivan Jesus Andrade Sousa, Universidade Federal do Piauí

Graduando do curso presencial de Licenciatura em Física da Universidade Federal do Piauí (CCN/UFPI), pesquisador iniciante em ensino de Física e monitor do Projeto de Ensino "Possibilidades e Organização Didática para Aprender a Aprender".

Referências

ALMEIDA, L. S. Transição, adaptação acadêmica êxito escolar no ensino superior. Revista Galego-Portuguesa de Psicoloxía e Educación, 14(2), 203-215. 2007.

ANDERSON, J. R. Cognitive Psychology and Its Implications (2.ª Ed.). Nova Iorque: Freeman. (2.ª ed, BDEFC), 1990.

AZEVEDO, A.R. A evasão nos cursos de licenciatura: onde está o desafio? Cadernos de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais, v. 3, pp. 157-190. 2019. Disponível em:

http://cadernosdeestudos.inep.gov.br/ojs3/index.php/cadernos/article/view/3995.

DANSEREAU, D. The development of a learning strategies curriculum. In: H. F. O’Neil, Jr (Ed), Learning strategies (pp.1-29). New York: Academic Press, 1978.

FERNANDES, J et al.; Estudo da evasão dos estudantes de Licenciatura e Bacharelado em Física: uma análise à luz da Teoria do Sistema de Ensino de Bourdieu. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 37, n° 1, 2020.

GOZALO, S. Como estudar. Tradução do original espanhol feito por E. 5a16. Lisboa: Estampa, 159 p, 1999.

HALLIDAY, D., RESNICK, R. e WALKER, J. Fundamentos de Física – Gravitação, Ondas e Termodinâmica. Vol. II, 8a. Edição. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2011.

LÓPEZ, M. Y. E. Como estudar e como aprender. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

ROBINSON, F. P. Effective Study. Nova Yorque - NY: Harper, 1946.

SANTOS, M. N. B. Motivação e aprendizagem no ensino superior: um estudo de caso com estudantes do curso de licenciatura em física da UFPI. 2020. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020. doi:10.11606/T.48.2020.tde-01102020-123700. Acesso em: 2023-09-07.

SANTOS, M. Aprender a Estudar. Lisboa: Lisboa editora, 2005.

SERAFINI, M. T. Saber Estudar e Aprender. 3ª edição. Lisboa: Editorial Presença, 2001.

SILVA, P. A. e BASTOS, A. G. L. Dificuldades de aprendizagem no ensino de física: uma revisão de literatura. Anais VII ENALIC. Fortaleza-CE: Realize Editora, 2018. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/52053>. Acesso em: 11/11/2023 18:18.

THOMAS, E. L. e ROBINSON, H. A. Improving reading in every class: A source book for teachers. Boston: Allyn & Bacon, 1972.

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos