FORMAÇÃO DOCENTE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS PUBLICAÇÕES CIENTÍFICAS: UM OLHAR PARA OS IDIOMAS E VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL

Autores

Palavras-chave:

processos formativos, prática docente, educação ambiental

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar o idioma de publicação e a vinculação institucional dos autores das publicações científicas sobre formação de professores e a educação ambiental no periódico “Ambiente e Sociedade” no interstício de 2018 a 2022. Em virtude das questões e do objetivo desta pesquisa, a abordagem aqui adotada tem natureza qualitativa para a investigação e relato analítico dos dados. Trata-se de um estudo teórico do tipo mapeamento. A análise dos 2 artigos elegíveis, evidenciou que todos os artigos foram publicados em língua inglesa. Sobre a vinculação institucional dos autores, destaca-se a contribuição das instituições públicas de ensino superior com a Ciência e uma distribuição espacial heterogênea.

Biografia do Autor

Aline Ramos Soares Bezerra, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda em Educação (PPGED/UFS). Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Sergipe (2011). Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Sergipe (2008) e atualmente é professora do Ensino Básico, Técnico, Tecnológico do Instituto
Federal de Sergipe - IFS. Pesquisadora Permanente (Líder) do Grupo de Pesquisa Economia e Gestão Aplicada (IFS). Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental (GEPEASE/UFS).
Editora de Seção da Revista Sergipana de Educação Ambiental (REVISEA).

Crislaine Suellen Santos de Araújo, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura Plena na Universidade Federal de Sergipe, técnica em Química de Alimentos pelo Instituto Federal de Sergipe e Pós Graduada (Especialização) em Educação
Ambiental na Faculdade São Luís. Atua como Técnica Administrativo na Universidade Federal de Sergipe. Interessada em pesquisas nas áreas de Formação de professores e Educação Ambiental.

Aline Lima de Oliveira Nepomuceno, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutora em Educação (PPGED-UFS-2017), mestre em Educação (PPGEduc-UFRRJ-2012), graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura Plena) (UFS- 2009). Desempenha pesquisas junto ao Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental de Sergipe (GEPEASE-UFS), ao Projeto Sala Verde na UFS, ao Grupo
de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental, Diversidade e Sustentabilidade (GEPEADS-UFRRJ) e ao Grupo de Estudos em Educação Científica (GEPEC-UFS). É professora do ensino superior efetiva do Departamento de Biologia da UFS e membro permanente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) - UFS.

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Educação