MENINOS E MENINAS À BAILAR! A PERCEPÇÃO DE PROFESSORES E PROFESSORAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A GENERIFICAÇÃO E SEXISMO DAS PRÁTICAS ESPORTIVAS NAS ESCOLAS

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, gênero, práticas físico-esportivas, escola

Resumo

O gênero relaciona-se aos processos culturais que operam por meio de relações de poder, fabricando padrões hegemônicos, baseado em corpos sexuados. O objetivo do estudo foi a analisar a percepção de professores e professoras de Educação Física sobre a generificação e sexismo na delimitação das práticas físico-esportivas em núcleos de atividades extracurriculares e complementares de escolas privadas em Brasília - DF. Foi aplicada entrevista semiestruturada a uma amostra de 10 professores, cinco homens e cinco mulheres, atuantes com diferentes práticas esportivas propostas no âmbito extracurricular para alunos e alunas do ensino fundamental. As entrevistas investigaram as concepções de professores e professoras perante a caracterização de suas práticas pedagógicas no enfrentamento às desigualdades de gênero e a generificação das práticas esportivas oferecidas no contexto extracurricular da escola. Os resultados sinalizaram que os/as entrevistados/as atuam com a separação por gênero nas equipes, justificando-a por perspectivas biologizantes, e a identificação do termo gênero reduzido à sexualidade.

Biografia do Autor

Alessandra Carvalho Leite, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Graduada em Educação Física pelo Unieuro. Pós-graduada em Psicomotricidade e Educação Inclusiva (UniBF). Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal e membra do Grupo de Estudos Socioculturais e Pesquisa em Educação Física da Universidade Estadual de Goiás.

Paula Viviane Chiés, Universidade Estadual de Goiás – UEG

Docente efetiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG. Líder do Grupo de Estudos Socioculturais e Pesquisa em Educação Física (GESPEF-UEG).

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Educação Física