A INCLUSÃO ESCOLAR DO ALUNO SURDO: CONCEPÇÃO DOCENTE E O PAPEL DA MEDIAÇÃO EM TERESINA-PI
Keywords:
Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Ensino MédioAbstract
Este trabalho tem como objetivo investigar as concepções e práticas do professor na inclusão de um aluno surdo em uma escola de ensino médio regular em Teresina, com base nos pressupostos teóricos da Psicologia e Educação (Lustosa, 2019; Vygotsky, 1993; 1997) e da Educação e Cultura Surda (Pieczkowski, 2018; Quadros; Schmiedt, 2006; Quadros, 2004; Strobel, 2008; Witkoski, 2012). A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, de campo, com caráter exploratório e estudo de caso, envolvendo um aluno surdo e uma professora de Língua Portuguesa do segundo ano do ensino médio. Os dados foram coletados por meio de quatro sessões de observação sistemática e dois questionários, um sociodemográfico e outro semiestruturado. Observou-se pouca interação entre a professora e o aluno surdo. As respostas aos questionários revelaram diferenças significativas na percepção da inclusão, com a professora demonstrando uma compreensão distinta da do aluno. Isso compromete o seu papel de agente ativa da inclusão, indicando a necessidade de mais recursos práticos para desenvolver uma abordagem que valorize o aluno como sujeito de conhecimento. Apesar do foco na professora como agente inclusiva, o estudo destacou o papel crucial da intérprete de Libras como facilitadora da comunicação e aprendizagem. Esses resultados sugerem caminhos para futuras investigações sobre a inclusão escolar da comunidade surda em Teresina-PI.
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