Considerações psicomotoras sobre a lateralidade e respectivos apontamentos acerca da capoeira
DOI:
https://doi.org/10.26694/caedu.v4i1.2574Palavras-chave:
Capoeira, Dominância lateral, Lateralidade, Lateralização, PsicomotricidadeResumo
A lateralidade é responsável pela capacidade de integração sensório-motora dos dois lados do corpo com o ambiente. Está relacionada com a evolução e a motricidade instrumental, com integrações sensoriais complexas e com aquisições motoras unilaterais muito especializadas, organizando o ato motor e consolidando a aprendizagem e praxias. A prática da capoeira oferece amplo repertório para o desenvolvimento de pedagogias voltadas para o desenvolvimento psicomotor, para as funções e estruturas da lateralidade. Este trabalho objetivou analisar os aspectos que envolvem o desenvolvimento da lateralidade, elaborando apontamentos sobre a lateralização e a prática da capoeira. A metodologia empregada consistiu em análises por meio de pesquisa bibliográfica. Deste modo, constatando a lateralidade como uma das importantes funções e estruturas psicomotoras para o desenvolvimento integral do ser humano, e considerando a Lei Federal 10639, foi possível desenvolver reflexões acerca das potencialidades dos aspectos pedagógicos da capoeira, cujo rico conjunto de conteúdos se torna em uma importante alternativa para o desenvolvimento da lateralidade
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