PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Palavras-chave:
prática docente, deficiência intelectual, Ensino FundamentalResumo
São várias as dificuldades que a escola regular tem enfrentado na escolarização dos alunos com deficiência intelectual, grupo mais numeroso da Educação Especial. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo investigar como se caracteriza a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental com alunos com deficiência intelectual na escola regular, a partir da utilização da estratégia de casos de ensino. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e descritivo. Participaram do estudo seis professoras de duas escolas municipais de Teresina (PI), atuando nos anos iniciais do ensino fundamental. Além da análise dos casos de ensino foram adotados como instrumentos um questionário, grupos de discussão e um roteiro de observação. Entre os resultados encontrados, a partir de análise de conteúdo, constatou-se que os alunos com deficiência intelectual não estão tendo acesso aos conhecimentos escolares, apesar de estarem matriculados e frequentando as classes comuns. As professoras revelaram dificuldades em diferenciar o conteúdo trabalhado, de modo a atender às necessidades do aluno com DI. A esses destinam sempre atividades de desenho, pintura, colagem, cobrir pontilhados etc., que nada têm a ver com o conteúdo trabalhado na turma. As professoras revelaram que os casos de ensino possibilitaram o compartilhamento de experiências de inclusão, possibilitando o enriquecimento da prática docente.
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