PRÁTICA DOCENTE COM ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Autores

Palavras-chave:

prática docente, deficiência intelectual, Ensino Fundamental

Resumo

São várias as dificuldades que a escola regular tem enfrentado na escolarização dos alunos com deficiência intelectual, grupo mais numeroso da Educação Especial. Nesse sentido, o estudo teve por objetivo investigar como se caracteriza a prática docente nos anos iniciais do ensino fundamental com alunos com deficiência intelectual na escola regular, a partir da utilização da estratégia de casos de ensino. O estudo é de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação e descritivo. Participaram do estudo seis professoras de duas escolas municipais de Teresina (PI), atuando nos anos iniciais do ensino fundamental. Além da  análise  dos casos de ensino foram adotados como instrumentos um questionário, grupos de discussão e um roteiro de observação. Entre os resultados encontrados, a partir de análise de conteúdo, constatou-se que os alunos com deficiência intelectual não estão tendo acesso aos conhecimentos escolares, apesar de estarem matriculados e frequentando as classes comuns. As professoras revelaram dificuldades em diferenciar o conteúdo trabalhado, de modo a atender às necessidades do aluno com DI. A esses destinam sempre atividades de desenho, pintura, colagem, cobrir pontilhados etc., que nada têm a ver com o conteúdo trabalhado na turma. As professoras revelaram que os  casos de ensino possibilitaram o compartilhamento de experiências de inclusão, possibilitando o enriquecimento da prática docente.

 

Biografia do Autor

Maria do Socorro Santos Leal Paixão, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí . Pós-graduada em Orientação Educacional (PUC/MG). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí . Doutora em Educação (Universidade Federal do Piauí). Professora da Universidade Federal do Piauí, com atuação na área de Fundamentos Psicológicos da Educação. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva e deficiência intelectual.

Ana Valéria Marques Fortes Lustosa, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário de Brasília (1990), Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (1998), Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2004) e com Pós-doutorado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Atualmente é Professora Titular da Universidade Federal do Piauí. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação Especial e Inclusiva - NEESPI.

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Educação