RETOMADA DAS AULAS PRESENCIAIS DE EDUCAÇÃO FÍSICA EM SÃO RAIMUNDO NONATO - PI: DESAFIOS E ESTRATÉGIAS DE SUPERAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Educação Física, Pandemia, Educação

Resumo

A Educação Física Escolar é um componente curricular no qual os docentes enfrentam constantes desafios que podem interferir na qualidade do ensino. O presente trabalho objetivou investigar os desafios enfrentados e as estratégias adotadas pelos professores de educação física no processo da retomada das aulas presencias. Estudo de caso do tipo intrínseco com abordagem qualitativa que envolveu observações e a realização de entrevistas semi-estruturas (com três questões abertas). Foram incluídos seis profissionais de ambos os sexos, lotados nos anos finais do ensino fundamental das escolas públicas do município de São Raimundo Nonato-PI. As respostas foram analisadas e inseridas em duas categorias, desafios e estratégias. Como resultados os desafios citados foram a falta de material e de infraestrutura, atividades de motivação para os alunos, a auto exclusão por parte das meninas das atividades práticas e o cumprimento dos protocolos de biossegurança. Como estratégias foi feito a adaptação, reciclagem e aquisição de materiais, concientizar, trabalhar com a ludicidade e tornar os alunos como membros ativos do processo. Os resultados apontados pelos professores sugerem que os desafios enfrentados ainda são os mesmos antes da pandemia, exceto ao protocolo de biossegurança, e que as estratégias ainda não são suficientes para ter exito com os planejamentos do componente curricular. Sendo assim, é visto como necessário a implementação de programas que auxiliem na resolução de tais barreiras ainda existentes nas aulas, de forma a garantir e melhorar o ensino da educação física nas escolas públicas.

Biografia do Autor

Willian Lima Batista , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí -
UFPI/PARFOR.

Carla Andrea Silva, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Doutora em Educação: Psicologia da Educação pela PUC- SP; Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI/ PARFOR; Docente do curso de licenciatura em Pedagogia do Campus Amílcar Ferreira Sobral-CAFS/UFPI.

Cândida Josélia de Sousa , Universidade Federal do Piauí - UFPI

Mestre em Saúde e Comunidade pela Universidade Federal do Piauí – UFPI; Docente do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal do Piauí - UFPI/ PARFOR.

Referências

ABE, Tatiana Kaori; SCHMITZHAUS, Aline Márcia; CHAGAS, Priscilla Borgonhoni. O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) em Maringá: uma análise preliminar e crítica das prioridades de investimento. Caderno de Administração, v. 23, n. 2, p. 1-13, 2015. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CadAdm/article/view/30851. Acesso em: 13 out. 2022.

ANDRÉ, Marli Eliza. DALMAZO. Afonso de. Estudo de caso em pesquisa e avaliação educacional. Brasília, DF: Liberlivros, 2005.

BACCARELLI, Maria Regina Trevizan et al. Relacionamento interpessoal professor-aluno na educação física. Conexões, v. 8, n. 2, p. 19-32, 2010. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/conexoes/article/view/8637738. Acesso em: 13 out. 2022.

AZEVEDO JUNIOR, Mario Renato de; ARAÚJO, Cora Luiza Pavin; PEREIRA, Flávio Medeiros. Atividades físicas e esportivas na adolescência: mudanças de preferências ao longo das últimas décadas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 20, n. 1, p. 51-58, 2006. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1807-55092006000100005. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Conselho Nacional de Saúde. Ministério da Saúde. Resolução n o 466, de 12 de dezembro de 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação: Lei nº 9.394/96 – 24 de dez. 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Diário Oficial da União. 18/03/2020. Brasília: Imprensa Nacional. 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Portaria/PRT/Portaria%20n%C2%BA%20343-20- mec.htm. Acesso em: 13 out. 2022.

CANESTRARO, Juliana de Félix; ZULAI, Luiz Cláudio; KOGUT, Maria Cristina. Principais dificuldades que o professor de educação física enfrenta no processo ensino-aprendizagem do ensino fundamental e sua influência no trabalho escolar. In: VIII Congresso Nacional de Educação - EDUCERE. 2008. p. 12328-12336.

CAREGNATO, Rita Catalina Aquino; MUTTI, Regina. Pesquisa qualitativa: análise de discurso versus análise de conteúdo. Texto & Contexto-Enfermagem, v. 15, n. 4, p. 679- 684, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/tce/a/9VBbHT3qxByvFCtbZDZHgNP/. Acesso em: 13 out. 2022.

DAMAZIO, Marcia Silva; SILVA, Maria Fátima Paiva. O ensino da educação física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 189–196, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3590. Acesso em: 13 out. 2022.

DOS SANTOS, Felipe Silvestre; BORHER, Érica Dias de Souza. A prática pedagógica dos professores de Educação Física. Revista de Trabalhos Acadêmicos - Universo Belo Horizonte, v. 1, n. 2, p. 1-19, 2017. Disponível em: http://revista.universo.edu.br/index.php? journal=3universobelohorizonte3&page=article&op=view&path%5B%5D=5202&path%5B%5D=2830. Acesso em: 13 out. 2022.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008. Disponível em: https://ayanrafael.files.wordpress.com/2011/08/gil-a-c-mc3a9todos-e- tc3a9cnicas-de-pesquisa-social.pdf . Acesso em: 13 out. 2022.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) 2021. Panorama, São Raimundo Nonato-PI. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pi/sao- raimundo-nonato/panorama. Acesso em: 13 out. 2022.

MATOS, Marcelo da Cunha. A organização espacial escolar e sua influência nas aulas de Educação Física. 2005. Disponível em: https://cev.org.br/biblioteca/a-organizacao-espacial- escolar-sua-influencia-nas-aulas-educacao-fisica/. Acesso em: 13 out. 2022.

MARTINS, Ana Beatriz Rizzotti; FREIRE, Elisabete dos Santos. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, 2013. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/19222. Acesso em: 13 out. 2022.

PERRENOUD, Philippe. Dez novas competências para ensinar. Artmed editora, 2000. PIAUÍ, Secretaria de Estado da Educação do Piauí. Portaria SEDUC-PI/GSE Nº 806/2021. Dispõe sobre as diretrizes para o retorno das atividades pedagógicas flexíveis nas Unidades Escolares da Rede Pública Estadual de Ensino do Piauí no ano letivo de 2021. Disponível em: https://www.seduc.pi.gov.br/arquivo/voltaSegura/aba%20Portaria%20SEDUC-PI%20GSE%20801-2021%20ok.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.

PREFEITURA MUNICIPAL DE SÃO RAIMUNDO NONATO. Secretaria Municipal de Educação. Guia Prático para o Retorno Consciente às Aulas Presenciais. São Raimundo Nonato-PI, 2021.

LIMA, Mayumi Watanabe de Souza. Espaços educativos: uso e construção. Brasília: MEC/CEDATE. 1988. Disponível em: https://repositorio.usp.br/item/001395098. Acesso em: 13 out. 2022.

OLIVEIRA, A.A.; SCHOLZE, S. Movimento, criação e expressão em tempos de pandemia: reflexões sobre o ensino de Educação Física e Artes nos anos iniciais do Ensino Fundamenta. Olhar de professor, v. 24, p. 1-8, e-15979.045, 2021. Disponível em: file:///C:/Users/oi/Downloads/olhardeprofessor,+Cov.15979.pdf.

PACHECO, Rafaela Ribeiro; ACCO, Luciane Lara. O ensino remoto na educação física escolar em tempos da pandemia da covid-19: uma pesquisa bibliográfica. 13 f. Requisito parcial para a conclusão do curso de Graduação em Educação Física Licenciatura da Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. 2021.

SOUSA, Dheane Soares Alcântara de; SANTIAGO, Maria Luci Esteves. Recursos didáticos e de infraestrutura: reflexo sobre as aulas de educação física em escolas públicas na cidade de Miguel Alves-PI. Revista do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, Universidade Federal do Piauí, v.6, n. 2, p.34-44, 2018. Disponível em: https://revistas.ufpi.br/index.php/parfor/article/view/7485/4995.

TAVARES, Wellington Silvério. A infraestrutura para educação física nas escolas da cidade de Araranguá/SC. 2011. 37f. Monografia (Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC, Criciúma, 2011. Disponível em: http://repositorio.unesc.net/bitstream/1/1572/1/Wellington%20Silv%C3%A9rio%20Tavares.pdf. Acesso em: 13 out. 2022.

UNESCO, “Reabertura segura das escolas deve ser prioridade”, alertam UNICEF, UNESCO E OPAS/OMS. Publicação online em 18 de setembro, 2020. Disponível em: https://pt.unesco.org/news/reabertura-segura-das-escolas-deve-ser-prioridade-alertam-unicef- unesco-e-opasoms. Acesso em: 13 out. 2022.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Educação Física