O PLANEJAMENTO DE ENSINO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA INICIANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DIFICULDADES E CONSEQUÊNCIAS

Autores

Palavras-chave:

planejamento, professores Iniciantes;, Educação Física

Resumo

Objetivamos neste estudo analisar as dificuldades e as suas consequências na elaboração e execução do planejamento de ensino de professores de Educação Física (EF) iniciantes na Educação Básica (EB), da rede de ensino público, de uma cidade do interior do estado do Rio Grande do Sul (Brasil). Caracterizamos a pesquisa como qualitativa do tipo estudo de caso. Utilizamos como instrumento de pesquisa uma entrevista, bem como à análise de conteúdo como procedimento para a interpretação das informações coletadas. Participaram do estudo cinco professores de EF iniciantes na EB da referida rede de ensino e cidade. Concluímos que foram diversas as dificuldades na elaboração e execução do planejamento de ensino pelos professores de EF iniciantes na EB estudados e que as consequências dessas dificuldades impulsionaram para dois extremos, ou seja, a insatisfação docente com o insucesso pedagógico ou a satisfação com o sucesso pedagógico.

Biografia do Autor

Hugo Norberto Krug, Programa de Pós-Graduação em Educação - UFSM

Licenciado em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutor em Educação (UNICAMP/UFSM); Doutor em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Professor Aposentado do Departamento de Metodologia do Ensino (MEN) do Centro de Educação (CE) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Ex-Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado-Doutorado) e do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (Mestrado), ambos da UFSM.

Rodrigo de Rosso Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Licenciado em Educação Física (UNICRUZ); Mestre em Ciências do Movimento Humano (UDESC); Doutor em Ciências Médicas (UFSC); Professor e Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ)/Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)/Universidade Regional Integrada do Alto Uruguais e das Missões (URI-Erexim); Professor do Programa de Pós-Graduação de Práticas Socioculturais e Desenvolvimento Social (Mestrado-Doutorado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ); Professor do Curso de Educação Física - Licenciatura e Bacharelado
da UNICRUZ.

Marília de Rosso Krug Krug, Universidade de Cruz Alta - UNICRUZ

Licenciada em Educação Física (UFPel); Mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM); Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (UFSM); Professora do Programa de Pós-Graduação em Atenção Integral à Saúde (Mestrado) da Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIHUÍ) Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI-Erexim); Professora e Coordenadora do Curso de Educação Física - Licenciatura e
Bacharelado da UNICRUZ.

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Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Educação Física