ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

contexto pandêmico, ensino remoto, atendimento educacional especializado

Resumo

O estudo objetiva analisar o atendimento educacional especializado através de uma pesquisa bibliográfica no contexto pandêmico brasileiro. Assim, destacamos a importância de compreendermos como ocorreu o Atendimento Educacional Especializado - AEE na educação básica, à luz do cenário de pandemia instaurado pelo novo coronavírus. Trata-se de um estudo qualitativo, materializado mediante uma pesquisa bibliográfica realizada nos meses de abril e maio de 2023, nas plataformas Google Scholar e SciELO. O levantamento dos textos teve como ênfase os seguintes descritores: AEE; pandemia de covid-19; educação especial/inclusiva, ensino remoto, dos quais, foram escolhidos cinco artigos publicados entre os anos de 2020 e 2022. Os resultados da pesquisa apontam que a atuação dos profissionais do AEE no cenário pandêmico tornou-se um desafio para os professores e alunos das escolas públicas, o que implicou organizar estratégias teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem inclusiva respeitando as especificidades desses alunos. O estudo evidenciou algumas lacunas nos contextos de formação e práticas educativas, que exigiram dos professores criar condições de reflexão e ação que pudessem minimizar as dificuldades e incidir nas relações interativas na sala de aula remota, especificamente com o público-alvo do AEE. Em face do exposto, houve necessidades formativas por parte dos professores no acesso e manuseio das tecnologias digitais, além das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o AEE no contexto pandêmico nacional ocorreu de forma improvisada, que não se esgotaram nas carências sofridas tanto pelos professores como pelos alunos e suas famílias.

Biografia do Autor

Juliana Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Possui graduação em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Estadual do Piauí (2016); Especialista em Gestão e Educação Ambiental pela Universidade Estadual do Piauí (2018); Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Piauí-UFPI (2023); Especialista em Atendimento Educacional Especializado - AEE pelo Grupo Educacional FAVENI (2023). Participou do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da Universidade Federal do Piauí (PIBID-UFPI 2020-2022); Participou do Programa Institucional de Bolsa de Extensão da Universidade Federal do Piauí (PIBEX-UFPI 2022) como monitora do Projeto de Extensão Letramentos Literários Temas Transversais nos Livros Infantis, bem como dos Programas de Monitoria no Departamento de Fundamentos da Educação-DEFE (2019) e no Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino - DMTE (2022), do Centro de Ciências da Educação da UFPI. Participa do Núcleo de Pesquisa: Formação de Professores na Perspectiva Histórico-Cultural.

Ana Teresa Silva Sousa, Universidade Federal do Piauí

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desde agosto de 2011, linha de pesquisa - Práticas Pedagógicas e Currículo, com ênfase em Formação de Professores, Formação de Conceitos, Pesquisa Colaborativa, Práticas Docentes e Saberes. É Mestre em Educação pela Universidade Federal do Piauí (2002). É Especialista em Educação Infantil. Possui graduação em Pedagogia Magistério pela Universidade Federal do Piauí (1990) Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Piauí e membro do grupo de pesquisa Formar. Tem experiência na área de Educação, Formação de Professores, Pesquisa Colaborativa, atuando principalmente nos seguintes temas: Didática, Metodologia do Ensino Superior, Práticas Pedagógicas e Currículo, Didática da Educação Infantil, Estágio Supervisionado em Educação Infantil.

 

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Publicado

2023-12-30

Edição

Seção

Artigos - Educação