ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: UMA REVISÃO DE LITERATURA
Palavras-chave:
contexto pandêmico, ensino remoto, atendimento educacional especializadoResumo
O estudo objetiva analisar o atendimento educacional especializado através de uma pesquisa bibliográfica no contexto pandêmico brasileiro. Assim, destacamos a importância de compreendermos como ocorreu o Atendimento Educacional Especializado - AEE na educação básica, à luz do cenário de pandemia instaurado pelo novo coronavírus. Trata-se de um estudo qualitativo, materializado mediante uma pesquisa bibliográfica realizada nos meses de abril e maio de 2023, nas plataformas Google Scholar e SciELO. O levantamento dos textos teve como ênfase os seguintes descritores: AEE; pandemia de covid-19; educação especial/inclusiva, ensino remoto, dos quais, foram escolhidos cinco artigos publicados entre os anos de 2020 e 2022. Os resultados da pesquisa apontam que a atuação dos profissionais do AEE no cenário pandêmico tornou-se um desafio para os professores e alunos das escolas públicas, o que implicou organizar estratégias teórico-metodológicas de ensino e aprendizagem inclusiva respeitando as especificidades desses alunos. O estudo evidenciou algumas lacunas nos contextos de formação e práticas educativas, que exigiram dos professores criar condições de reflexão e ação que pudessem minimizar as dificuldades e incidir nas relações interativas na sala de aula remota, especificamente com o público-alvo do AEE. Em face do exposto, houve necessidades formativas por parte dos professores no acesso e manuseio das tecnologias digitais, além das dificuldades de aprendizagem dos alunos. Conclui-se que o AEE no contexto pandêmico nacional ocorreu de forma improvisada, que não se esgotaram nas carências sofridas tanto pelos professores como pelos alunos e suas famílias.
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