Profile of women in conduct papanicolaou an area of Family Health Strategy
Palavras-chave:
Papanicolau, Saúde da Mulher, EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v2i1.842
Objetivo: levantar o perfil das mulheres que realizam o Papanicolau na estratégia saúde da família, segundo as variáveis socioeconômicas e gineco-obstétrica. Método: Trata-se de uma pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa. A amostra foi de 192 mulheres que realizaram o Papanicolaou em abril/ maio de 2012. Resultado: O resultado evidenciou que as mulheres que mais realizaram o exame estão na faixa etária de 25 a 34 anos (47,9%), são do lar e possuem baixo nível sócio-econômico. Quanto ao aspecto gineco-obstétrico, obsevou-se que 54,7%, iniciaram vida sexual precocemente, 81,3% tiveram 02 ou mais gestações, e
59,9% refere não usar método contraceptivo. Observou-se que 55,2% realizam o exame anualmente, seguido de 17,7% semestralmente. Conclusão: Dessa forma, torna-se necessário a divulgação da relevância do exame preventivo realizado com periodicidade para detecção precoce da doença através da educação em saúde.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.