Personal protective equipment in times of new coronavirus
Keywords:
Infecções por coronavírus, Pandemias, Equipamentos de proteção individual, Pessoal de saúde, Doenças transmissíveisAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v9i0.10470
Objetivo: alertar para a falta de equipamento de proteção individual e/ou seu uso incorreto e suas consequências para o controle da pandemia do novo coronavírus. Método: estudo teórico e reflexivo, utilizando reportagens, estudos científicos e relatórios. Resultados: para prevenir o contágio pelo novo coronavírus, uma das principais medidas é o isolamento social, o que profissionais de saúde não podem fazer, a eles restam uma boa higienização e o uso de equipamentos de proteção individual. Entretanto, em muitos países, incluindo o Brasil, há falta dos mesmos. São muitos os casos de profissionais infectados pelo vírus em torno do mundo. O profissional de saúde não devidamente equipado corre o risco de se contaminar e também ser fonte de contaminação. Governos de diversos países estão procurando formas de resolver o problema, porém enquanto isso não acontece os profissionais de saúde continuam correndo riscos, se contaminando e sendo afastados do trabalho, o que em um curto período poderá causar a estagnação do sistema de saúde. Conclusões: é preciso suprir as instituições de saúde com equipamentos de proteção individual e fornecer ensino aos profissionais com relação ao uso correto dos mesmos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.