Health education as a social, collective practice: experience report

Autores

  • Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Promoção de saúde, Educação em saúde, Estratégia Saúde da família, Hanseníase

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.8esp8-13

Objetivo: apresentar o relato de experiência de práticas de educação em saúde em um município do nordeste brasileiro como prática social / coletiva. Metodologia: trata-se de um estudo descritivo, do tipo relato de experiência, produzido a partir de reflexões do autor diante das suas práticas profissionais. As informações foram produzidas e analisadas de forma sistematizada por meio de um diário de campo reflexivo. Resultados: A estratégia da problematização subsidiou a identificação do problema, discussão dos possíveis fatores e determinantes, a teorização, as hipóteses de solução e propiciou a implementação das soluções geradas no processo, com destaque à roda de quarteirão na comunidade. Posteriormente, foi realizada a avaliação da intervenção, subsidiada pela Matriz FOFA. Considerações finais: Observou-se a necessidade de alavancar o desenvolvimento de ações de promoção da saúde. Acredita-se que essa ação possa ter disparado reflexões entre os participantes, além de ter oportunizado possível transformação, sobretudo, nas práticas dos profissionais da ESF e sob uma perspectiva teórico-metodológica.

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Publicado

2020-11-24

Como Citar

1.
Paulo Cesar de Moura Luz, Fábio Solon Tajra. Health education as a social, collective practice: experience report. Rev Enferm UFPI [Internet]. 24º de novembro de 2020 [citado 6º de fevereiro de 2023];8(spe). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/549

Edição

Seção

Relato de Experiência