Learning teaching strategy on environmental health with nursing students

Authors

  • Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima Universidade Federal do Ceará

Keywords:

Educação em enfermagem, Saúde ambiente, Saúde pública

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/2238-7234.7376-81

Objetivo: descrever a experiência de uma estratégia de aprendizagem em saúde ambiental por meio de fotografias. Metodologia: relato de experiência sobre metodologia de ensino aplicada na disciplina Saúde coletiva e ambiental, do curso de graduação em Enfermagem de uma Universidade Federal da região Norte do Brasil, realizada em 2014, dividido em três etapas. Resultados: a estratégia potencializou o diálogo com os estudantes sobre saúde ambiental, pois favoreceu aproximação real com o cotidiano bem como reflexão sobre o processo saúde-doença, discussão sobre os determinantes sociais e identificação do papel do enfermeiro nesse campo de atuação. Uma dificuldade superada foi a integralização das questões relativa ao meio ambiente e sustentabilidade e a saúde da comunidade. Conclusão: A formação de enfermeiros críticos acerca da saúde ambiental e sua relação intrínseca com a saúde precisa de ações criativas. Os estudantes verificaram ser imprescindível a atuação da enfermagem como moderadora e provedora de ações de saúde ambiental em prol da comunidade.

Published

2020-11-21

How to Cite

1.
Eveline Pinheiro Beserra, Atos Rodrigues Campos, Lethicia Barreto Brandão, Raimundo Xavier Morais Neto, Taynara Camille Guilherme Lima, Maria Alzete de Lima. Learning teaching strategy on environmental health with nursing students . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Nov. 21 [cited 2024 Nov. 23];7(3). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/519

Issue

Section

Relato de Experiência

Similar Articles

<< < 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.