Use of natural resources for treatment of childhood illness

Authors

  • Izabel Cristina Santiago Lemos, Ana Deyva Ferreira dos Santos, Luanna Gomes da Silva, Roseli Barbosa, Marta Regina Kerntopf, George Pimentel Fernandes Universidade Federal do Piaui

Keywords:

Conhecimento, Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Plantas medicinais

Abstract

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5556

Objetivo: identificar e realizar uma análise do uso de recursos naturais para tratamento de doenças prevalentes na infância em uma comunidade sob a perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, onde adotou-se como estratégia metodológica a construção do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, sendo transcritos e para sua análise foi utilizado o Qualiquantisoft. Resultados: foram ao todo 54 informantes, as respostas ressaltaram a utilização de recursos naturais para o tratamento de doenças prevalentes na infância, sendo identificada nas ideias centrais e Discursos do Sujeito Coletivo encontrados. Evidenciou-se o uso dos recursos naturais no tratamento de doenças em crianças como alternativa ou complemento ao tratamento farmacológico, sendo expressada ainda grande confiabilidade nos resultados do seu uso. Conclusão: a utilização do Discurso do Sujeito Coletivo representou uma importante ferramenta para a obtenção dos dados, possibilitando assim uma análise mais fidedigna do conhecimento popular dos entrevistados.

Published

2020-10-28

How to Cite

1.
Izabel Cristina Santiago Lemos, Ana Deyva Ferreira dos Santos, Luanna Gomes da Silva, Roseli Barbosa, Marta Regina Kerntopf, George Pimentel Fernandes. Use of natural resources for treatment of childhood illness . Rev Enferm UFPI [Internet]. 2020 Oct. 28 [cited 2024 Nov. 21];5(4). Available from: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/412

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.