Use of natural resources for treatment of childhood illness

Autores

  • Izabel Cristina Santiago Lemos, Ana Deyva Ferreira dos Santos, Luanna Gomes da Silva, Roseli Barbosa, Marta Regina Kerntopf, George Pimentel Fernandes Universidade Federal do Piaui

Palavras-chave:

Conhecimento, Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, Plantas medicinais

Resumo

DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i4.5556

Objetivo: identificar e realizar uma análise do uso de recursos naturais para tratamento de doenças prevalentes na infância em uma comunidade sob a perspectiva do Discurso do Sujeito Coletivo. Metodologia: estudo de abordagem qualitativa, onde adotou-se como estratégia metodológica a construção do Discurso do Sujeito Coletivo. Os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada, sendo transcritos e para sua análise foi utilizado o Qualiquantisoft. Resultados: foram ao todo 54 informantes, as respostas ressaltaram a utilização de recursos naturais para o tratamento de doenças prevalentes na infância, sendo identificada nas ideias centrais e Discursos do Sujeito Coletivo encontrados. Evidenciou-se o uso dos recursos naturais no tratamento de doenças em crianças como alternativa ou complemento ao tratamento farmacológico, sendo expressada ainda grande confiabilidade nos resultados do seu uso. Conclusão: a utilização do Discurso do Sujeito Coletivo representou uma importante ferramenta para a obtenção dos dados, possibilitando assim uma análise mais fidedigna do conhecimento popular dos entrevistados.

Downloads

Publicado

2020-10-28

Como Citar

1.
Izabel Cristina Santiago Lemos, Ana Deyva Ferreira dos Santos, Luanna Gomes da Silva, Roseli Barbosa, Marta Regina Kerntopf, George Pimentel Fernandes. Use of natural resources for treatment of childhood illness . Rev Enferm UFPI [Internet]. 28º de outubro de 2020 [citado 21º de novembro de 2024];5(4). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/412

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.