Therapeutic use music to nursing care in a pediatric unit
Keywords:
Música, Teoria de enfermagem, Enfermagem pediátricaAbstract
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v5i3.5362
Objetivo: descrever a percepção das crianças hospitalizadas sobre as atividades musicais realizadas durante a internação pediátrica e discutir a relação entre essas atividades musicais e o cuidado de enfermagem. Metodologia: estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa que se fundamentou em elementos do Processes Caritas de Jean Watson através do método da Pesquisa Convergente-Assistencial com 20 crianças hospitalizadas na enfermaria pediátrica de um hospital público. Produção de dados através de entrevista com responsáveis e crianças e observação participante. Resultados: emergiram duas categorias: Música e ludicidade: o cuidado através do estímulo ao brincar; Promovendo bem estar através do cuidado lúdico. As crianças referiram sentir-se mais animadas, alegres e felizes após a atividade musical. Enfatizaram que seria importante que as atividades continuassem a acontecer no Hospital para que outras crianças também pudessem ter a mesma experiência. Foi observado que as atividades estimularam a participação dos familiares no cuidado à criança. Conclusão: a música pode contribuir para o cuidado de enfermagem à criança hospitalizada proporcionando prazer e contribuindo para a promoção da saúde no ambiente hospitalar.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.