Circle of culture Paulo Freire: experience in Nursing graduate
Palavras-chave:
Educação, Autonomia profissional, EnfermagemResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i2.3562
Objetivo: relatar a experiência de condução do I Círculo de Cultura Paulo Freire, na Pós-Graduação em Enfermagem. Metodologia: Trata-se de um estudo do tipo relato de experiência organizado em seis momentos e contou com a participação dos discentes, docentes e convidados representantes da educação popular. Resultados: Esta estratégia contribuiu para motivar e aprofundar conhecimentos teóricos, à medida que alguns pressupostos fundamentais para a educação de adultos foram atendidos: motivação para a aprendizagem por meio do “aprender fazendo”, análise e valorização de suas experiências e possibilidades concreta de autonomia na construção do conhecimento crítico e reflexivo. Possibilitou ainda, a concepção do conhecimento por meio da problematização, do uso da criatividade e da proposição de reflexões significativas para o desenvolvimento de competências, tanto da prática docente, quanto do ser discente. Conclusão: A realização deste círculo permitiu aos discentes explorarem coletivamente questões inerentes à realidade da docência em Enfermagem. Vislumbra-se, a partir desta experiência, urgentes e necessárias mudanças de posição nos processos de aprendizagem e de conhecimento, na investigação e na pesquisa em saúde e educação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.