Curricular component of Urgency and Emergency in Brazilian Nursing undergraduate courses

Autores

  • Nelson Miguel Galindo Neto Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Lúcia Cristina da Silva Pereira Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Leonardo Silva da Costa Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Marcela Lourene Correia Muniz Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Daniela Bezerra de Melo Instituto Federal de Pernambuco - IFPE
  • Josicleide Montenegro da Silva Guede Alcoforado IFPE

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.970

Palavras-chave:

Urgência, Emergência, Educação em Enfermagem, Bacharelado em Enfermagem, Medicina de Emergência

Resumo

Objetivo: Caracterizar a oferta da disciplina de Urgência e Emergência nas matrizes curriculares dos cursos superiores de Enfermagem no Brasil. Métodos: Trata-se de estudo descritivo, documental, realizado no website do Ministério da Educação e em 691 matrizes curriculares de cursos de bacharelado em Enfermagem no Brasil. Resultados: Das matrizes curriculares, 97,2% pertenciam a cursos de ensino presencial; 83,6%, de instituições privadas, majoritariamente localizada na região sudeste (36,8%). Com relação à disciplina de Urgência e Emergência, esta apareceu em 97,2% das instituições como componente curricular obrigatório, em sua maioria, ofertada no sétimo período (31,2%) do curso, com carga horária média de 103,3 horas. Conclusão: As disciplinas de Urgência e Emergência nos cursos de graduação em Enfermagem foram, predominantemente, oriundas de instituições privadas, de componente obrigatório, ofertadas no sétimo semestre do curso. 

Publicado

2022-08-02

Como Citar

1.
Galindo Neto NM, da Silva Pereira LC, Silva da Costa L, Muniz MLC, Bezerra de Melo D, Alcoforado JM da SG. Curricular component of Urgency and Emergency in Brazilian Nursing undergraduate courses. Rev Enferm UFPI [Internet]. 2º de agosto de 2022 [citado 4º de novembro de 2024];11(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/970

Edição

Seção

Original

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