Clinical and sociodemographic profile of adults hospitalized in palliative care

Autores

  • Franciele Roberta Cordeiro Universidade Federal de Pelotas
  • Júlia Behling Medeiros Universidade Federal de Pelotas
  • Vanessa Pellegrini Fernandes Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
  • Juliana Zeppini Giudice Universidade Federal de São Paulo
  • Cristiane Trivisiol Arnemann Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.26694/reufpi.v10i1.766

Palavras-chave:

Cuidados Paliativos na Terminalidade da Vida, Hospitais, Cuidados Paliativos, Estado Terminal

Resumo

Objetivo: caracterizar o perfil clínico e sociodemográfico de adultos hospitalizados e acompanhados por equipe de consultoria em cuidados paliativos. Método: estudo quantitativo, descritivo, do tipo retrospectivo. A amostra foi constituída por 53 pacientes acompanhados, entre outubro de 2018 e dezembro de 2019, por equipe de um hospital do Sul do Brasil e por um projeto de extensão. Os dados foram extraídos dos instrumentos de avaliação do projeto e organizados no programa Microsoft Excel. A análise se deu por meio de estatística descritiva. Resultados: identificou-se baixo nível de escolaridade e renda. A neoplasia de pulmão foi o diagnóstico mais frequente, relacionado ao tabagismo, hábito prevalente. Dor foi a principal queixa. Cansaço, bem-estar, sono, ansiedade e depressão foram pior autoavaliados. Opioides foram mais prescritos para o controle da dor, entretanto não estiveram em igual proporção os laxativos. Quanto ao uso de dispositivos de saúde, os respiratórios predominaram. O óbito foi o principal desfecho. Conclusão: o perfil sociodemográfico deve ser identificado pelas equipes e considerado no planejamento da alta hospitalar em cuidados paliativos. Sintomas físicos pareceram melhor controlados, sobressaindo-se para tal o uso de medidas farmacológicas. Sintomas psíquicos e relacionados ao conforto merecem avaliação abrangente e intervenções mais específicas das equipes de saúde.

Biografia do Autor

Franciele Roberta Cordeiro, Universidade Federal de Pelotas

Professora Adjunta no Departamento de Enfermagem Hospitalar na Rede de Atenção em Saúde e do Programa de Pó-graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas. Doutora e Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Cuidados Paliativos pela Université Grenoble Alpes (França).

Júlia Behling Medeiros, Universidade Federal de Pelotas

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas

Vanessa Pellegrini Fernandes, Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Médica da Equipe de Consultoria em Cuidados Paliativos do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas/ Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares

Juliana Zeppini Giudice, Universidade Federal de São Paulo

Enfermeira pela Universidade Federal de Pelotas. Residente no Programa de Residência Multiprofissional em Transplante e Doação de Órgãos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).

Cristiane Trivisiol Arnemann, Universidade Federal de Santa Maria

Professora do Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Enfermagem pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Publicado

2022-04-28

Como Citar

1.
Cordeiro FR, Behling Medeiros J, Pellegrini Fernandes V, Zeppini Giudice J, Trivisiol Arnemann C. Clinical and sociodemographic profile of adults hospitalized in palliative care. Rev Enferm UFPI [Internet]. 28º de abril de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];10(1). Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/reufpi/article/view/766

Edição

Seção

Original

Artigos Semelhantes

<< < 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.