Paths taken by future nurses for supplementary training in mental health
DOI:
https://doi.org/10.26694/reufpi.v11i1.2599Palavras-chave:
Educação em Enfermagem, Educação Superior, Ensino, Saúde Mental, Enfermagem PsiquiátricaResumo
Objetivo: Descrever os caminhos percorridos pelos futuros enfermeiros na busca por complementar a formação em saúde mental. Métodos: Estudo descritivo-exploratório, com abordagem qualitativa, realizado de setembro de 2020 a maio de 2021, com 36 estudantes, por meio de entrevista semiestruturada, utilizando como recurso tecnológico o aplicativo WhatsApp®. Os achados foram analisados à luz da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin e discutidos com a literatura científica sobre a temática. Resultados: A necessidade de complementação e aperfeiçoamento na formação em saúde mental acontece devido a disciplina ter pouca carga horária, conteúdos superficiais e poucas atividades práticas nos serviços de saúde mental. A busca também se dá pela afinidade com a área e o desejo de especializar para trabalhar no campo da saúde mental. As estratégias mais utilizadas são ligas acadêmicas, projetos de extensão, iniciação científica e participação em grupos de estudos. Considerações Finais: Embora configurem espaços de protagonismo para os estudantes, a busca por atividades complementares revela a fragilidade da formação nas disciplinas e que essa estratégia é escolhida apenas pelos estudantes que possuem afinidade com o campo de atuação.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rev Enferm UFPI
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.