Physiological and social aspects associated with chromosomal abnormalities and congenital malformations in pregnancies perimenopausal
Palavras-chave:
Enfermagem, Perimenopausa, Idade materna, Anomalia congênitaResumo
DOI: https://doi.org/10.26694/reufpi.v4i1.2093
Objetivo: analisar a influência dos aspectos fisiológicos e sociais de gestantes em idade perimenopáusica, com partos ocorridos no Estado do Piauí durante 2002 a 2012. Metodologia: estudo epidemiológico descritivo, no quais os dados são fornecidos através da Declaração de Nascido Vivo, obtidos por meio de consulta à base de dados do Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, disponibilizados pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde. Resultados: foram quantificadas 582.796 Declarações de Nascidos Vivos, das quais 39.003 pertencem a mulheres com idade igual ou superior a 35 anos. A análise dos índices de anomalias congênitas mostra que a faixa etária materna não é parâmetro decisivo para a incidência de malformação congênita, pois as taxas de nascidos vivos de mães em idade superior a 35 anos contêm variações de 0,26% a 0,86%; e de 0,16% a 0,59% em nascidos vivos de mulheres de idade inferior a 35 anos. Conclusão: O entendimento, por parte dos profissionais de saúde acerca dos fatores sociais e sintomas perimenopáusicos que afetem a saúde materno-fetal, pode contribuir bastante para a melhora da assistência.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à REUFPI o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob a Licença Creative Commons Attibution BY 4.0 que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.