O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER

Autores

  • João Batista Farias Júnior

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2129

Palavras-chave:

técnica, Heidegger, ontologia, pensamento, cinema

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar o filme Equilibrium de Kurt Wimmer em que a técnica surge como única possibilidade de fundamentação do desenvolvimento da humanidade. No filme os sentimentos são identificados como fonte do sofrimento e das desgraças humanas, sendo então estabelecido que devem ser exterminados com o uso de uma droga. A técnica se apresenta no filme como fim para a história da humanidade, tal qual teme Heidegger. A fim de mostrar as conseqüências ultimas do domínio da técnica sobre o sentir e sobre o próprio ser se discorrerá esse artigo, sempre fazendo uma alusão ao filme Equilibrium.

Referências

Equilibrium (Equilibrium, 2002), 107 min. EUA. Kurt Wimmer. Dimension Films.

STEIN, Ernildo. Introdução ao Pensamento de Martin Heidegger. Porto Alegre, EDIPUCRS,2002.

HEIDEGGER, Martin. Conferências e Escritos Filosóficos. São Paulo, Nova Cultural, 1989.

__________________. Ensaios e Conferências. Petrópolis, Vozes, 2008.

ROSENTHAL. M. L. Running to paradise: Yeats’s Poetic Art. EUA, New York, Oxford University Press, 1994.

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Publicado

2011-01-16

Como Citar

Farias Júnior, J. B. . (2011). O DOMÍNIO DA TÉCNICA SOBRE O SENTIR NO FILME EQUILIBRIUM: UM ESTUDO A PARTIR DA CONFERÊNCIA ‘A QUESTÃO DA TÉCNICA’ DE HEIDEGGER. Cadernos Do PET Filosofia, 2(4), 123–127. https://doi.org/10.26694/pet.v2i4.2129

Edição

Seção

ENSINO DE FILOSOFIA

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