A DIALOGICIDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE HANS GEORG GADAMER E IMPLICAÇÕES NA CULTURA ESCOLAR BRASILEIRA

Autores/as

  • Maria de Jesus dos Santos UFPI

DOI:

https://doi.org/10.26694/pet.v5i10.2036

Palabras clave:

Diálogo, Paulo Freire, Gadamer, Educação

Resumen

Este ensaio investiga um conceito que tem origem entre os gregos - o diálogo – e pode se deslocar para o campo educacional brasileiro. O trabalho pedagógico de Paulo Freire e o pensamento do hermeneuta Hans Georges Gadamer constituem nossa base teórica. Deseja-se demonstrar que a dialogicidade é um elemento relevante e emancipatório e interfere na formação dos sujeitos e na construção de saberes de forma significativa. Paulo Freire na obra Pedagogia do oprimido realiza uma análise fenomenológica do cotidiano educacional e uma reflexão refinada desse processo e vai além da compreensão quando recomenda o diálogo como alternativa para um fazer pedagógico vivo e transformador. Há uma dissonância entre o que foi validado por Freire e a realidade escolar no Brasil em diferentes níveis e modalidades. Outra perspectiva que tem chamado atenção de estudiosos do campo educacional e que trata do diálogo é a Hermenêutica Filosófica de Gadamer; discute-se a possibilidade compreensiva da hermenêutica, nos moldes como fora pensado pelo hermeneuta, poder auxiliar nas bases de justificação da educação, favorecendo o debate acerca das racionalidades envolvidas no fazer pedagógico que nessa trilha parece superar os modelos de normatividade da modernidade técnico-científica, que declara o poderio da objetividade. Este estudo quer compreender a noção “diálogo vivo” nesses autores e discutir sobre sua efetividade em nossos dias.

Biografía del autor/a

Maria de Jesus dos Santos, UFPI

Professora de Filosofia da Educação da UFPI, Mestre em Filosofia/UFPI.

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Publicado

2014-08-30

Cómo citar

Santos, M. de J. dos . (2014). A DIALOGICIDADE NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE E DE HANS GEORG GADAMER E IMPLICAÇÕES NA CULTURA ESCOLAR BRASILEIRA. Cadernos Do PET Filosofia, 5(10), 01–11. https://doi.org/10.26694/pet.v5i10.2036

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