SOBRE HOMO FABER, TÉCNICA E RESPONSABILIDADE POLÍTICA E ÉTICA EM HANNAH ARENDT E HANS JONAS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS

Conteúdo do artigo principal

Alexander Almeida Morais

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar a caracterização que Hannah Arendt e Hans Jonas fazem da técnica moderna em suas visões da dimensão do homo faber, bem como suas críticas ao mundo da técnica no horizonte da modernidade, mostrando suas convergências e diferenças quanto a isso. A partir dessas críticas arendtianas e jonasianas, procuramos mostrar como ambos podem contribuir para uma ética e uma política baseada na ideia de responsabilidade pelas futuras gerações.

Detalhes do artigo

Como Citar
Almeida Morais, A. . (2021). SOBRE HOMO FABER, TÉCNICA E RESPONSABILIDADE POLÍTICA E ÉTICA EM HANNAH ARENDT E HANS JONAS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS. Cadernos Do PET Filosofia, 11(22), 62-70. https://doi.org/10.26694/pet.v11i22.1947
Seção
ARTIGOS
Biografia do Autor

Alexander Almeida Morais, UFPI

Ex-aluno bolsista do Programa de Educação Tutorial – PET Filosofia UFPI. Doutorando em filosofia pela Universidade Federal do Ceará. Professor de filosofia no IFPI.

Referências

ARENDT, Hannah. A condição Humana. Trad. Roberto Raposo. Revisão técnica: Adriano Correia. 11ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2014.

FRY, Karin. A. Compreender Hannah Arendt. Trad. Paulo Ferreira Valério. Petrópolis: Vozes,2010.

JONAS, Hans. O Princípio responsabilidade: Ensaio de uma ética para a civilização tecnológica. Rio de Janeiro: Contraponto/ Ed. PUC-Rio, 2006.

OLIVEIRA, Jelson. Compreender Hans Jonas. Petrópolis: Vozes, 2014.

POMMIER, Eric. “Ética e política em Hans Jonas e Hannah Arendt” In. Revista de Filosofia Aurora, Curitiba, vol. 28, nº 43, p. 227-248, jan./abr. 2016.