OS DISCURSOS DA ELITE INTELECTUAL E A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCACIONAL PARA O PIAUÍ INFLUENCIADO PELOS IDEAIS DA ESCOLA NOVA

Autores

  • ANA MARIA GOMES DE SOUSA MARTINS Universidade Federal do Piauí

Palavras-chave:

Modernização, Elite Intelectual, Escola Nova

Resumo

Este artigo resulta da pesquisa histórica desenvolvida no Mestrado em Educação da Universidade Federal do Piauí, procurei compreender o processo histórico de elaboração do ideário pedagógico brasileiro, suas particularidades a partir de uma realidade específica, focando nos discursos da elite intelectual local de forma a identificar a presença dos ideais da Escola Nova na educação piauiense, relacionando-os à construção de um projeto educacional elaborado pela elite intelectual. Procurei destacar como se fizeram presentes e foram incorporados estes ideais na educação piauiense. O estudo foi motivado por ser a historiografia sobre o tema restrita em relação aos estados do nordeste, principalmente em relação ao Piauí gerando muitos questionamentos em aberto. A delimitação temporal teve por referência os anos de 1920 a 1947, neste período o ideário renovador foi sistematicamente divulgado no Brasil servindo de referência para as políticas reformistas de então. As fontes usadas foram os discursos da elite intelectual local divulgados em jornais e livros da época. A pesquisa seguiu a perspectiva da históriaproblema, na abordagem da Nova História Cultural, fundamentando-se em Chartier (1990), Dosse (1994). Quanto à historiografia nacional e regional as Referências foram Brandão (1999), Cavalcante (2000), Monarcha (1989), Queiroz (1994, 1998, 2008), Lopes (1996, 2001). As fontes primárias foram o Jornal O Piauhy (1921, 1928), Diário Oficial (1942), SOCIEDADE... (1922), Neves (1943) e Mendes (1921a, b, c) Constatou-se que o movimento reformador ocorrido no Piauí decorreu do envolvimento da elite intelectual que elaborou um projeto de educação popular fundamentado na Pedagogia Moderna sob forte influência dos ideais da Escola Nova.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ANA MARIA GOMES DE SOUSA MARTINS, Universidade Federal do Piauí

Mestre em História da Educação pela Universidade Federal do Piauí, atualmente é professora do Instituto de Ensino Superior Múltiplo- IESM.

Referências

AZEVEDO, Fernando de. A transmissão da cultura. São Paulo:Melhoramentos, 1976.

_______et. al . Manifestos dos pioneiros da Educação Nova (1932) e dos educadores (1959). Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Ed. Massangana, 2010.

BRANDÃO, Zaia. A intelligentsia educacional – um percurso com Paschoal Lemme por entre as memórias e as histórias da Escola Nova no Brasil. Bragança Paulista: Ed. USF, 1999.

CAVALCANTE, Maria Juracy Maia. João Hippolyto de Azevedo e Sá: o espírito da reforma educacional de 1922 no Ceará. Fortaleza: Ed. UFC, 2000.

CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1990.

CONGRESSO dos municípios. Jornal O Piauhy, Teresina, p. 1, 25 set. 1921.

COSTA, Francisco Augusto Pereira da. Cronologia Histórica do Estado do Piauí. Rio de Janeiro: Artenova, 1974.

COSTA FILHO, Alcebídias. A escola do sertão: ensino e sociedade no Piauí, 1850-1889. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves, 2006.

DOSSE, François. A História em migalhas: dos Annales à Nova História. São Paulo: Ensaio, 1994.

EM PROL da instrucção. Jornal O Piauhy, Teresina, p. 1, 21 jul. 1921.

GADOTTI, Moacir. História das idéias pedagógicas. São Paulo: Ática, 1994.

GONÇALVES, Wilson Carvalho. Dicionário enciclopédico piauiense ilustrado – 1549-2003. Teresina: Halley, 2003.

GONÇALVES, Luiz Mendes Ribeiro. Aspectos do problema econômico piauiense. Theresina: Imprensa Official, 1929.

HEINZ, Flávio M. (Org.). Por outra história das elites. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

HILSDORF, Maria Lúcia Spedo. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Pioneira Thomson Lerning, 2003.

LOPES, Antonio de Pádua de Carvalho. Superando a pedagogia sertaneja: grupo escolar, escola normal e modernização da escola primária pública piauiense (1908-1930). 287f. Tese (Doutorado em educação) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 2001.

_____. Beneméritas da instrução: a feminização do magistério primário piauiense. 242f. Dissertação (Mestrado em sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza (CE), 1996.

LOURENÇO FILHO, Manoel Bergström. Introdução ao estudo da Escola Nova. São Paulo: Melhoramento, 1978.

MENDES, Francisco Iweltman Vasconcelos. Parnaíba: educação e sociedade. Teresina: Ed. UFPI, 2001.

MENDES, Simplício de Sousa. O ensino popular no Brasil I, O Piauhy, Teresina, p. 1, 04 set. 1921a.

________. O ensino popular no Brasil II, O Piauhy, Teresina, p. 1, 07 set.1921b.

________. O ensino popular no Brasil IV, O Piauhy, Teresina, p. 1, 18 set.1921c.

MONARCHA, Carlos. A reinvenção da cidade e da multidão: dimensões da modernidade brasileira – a Escola Nova. São Paulo: Cortez, 1989.

NAGLE, Jorge. Educação e sociedade na primeira república. São Paulo: EPU, 1976.

NAPOLEÃO, Benedito Martins. Educação para o nordeste. In: O Piauí e o nordeste aspectos e problemas de sua vida social. Diário Oficial, Teresina, p. 35-38, 03 maio 1942.

NASCIMENTO, Francisco Alcides do. A revolução de 1930 no Piauí: 1928-1934. Teresina: Fundação Cultural Monsenhor Chaves,1994.

_____. A cidade sob o fogo: modernização e violência policial em Teresina – (1937-1945). Teresina: Fundação Monsenhor Chaves,2002.

NEVES, Berilo. Oito anos de governo: a administração Leônidas Melo no Piauí- maio de 1938 – maio de 1943. Teresina: Papelaria Piauiense, 1943.

OLIVEIRA FILHO, Valdinar da Silva. O ensino comercial e a formação de guarda-livros: de porta-vozes da riqueza do Piauí a guardadores da memória de Parnaíba – (1900-1960). 105f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Piauí, Teresina, 2004.

PIAUÍ. Mensagem Governamental apresentada à Câmara Legislativa em 01 de junho de1928 pelo Dr. Mathias Olimpio de Mello. Theresina: Impressa Official, 1928.

PINHEIRO, Áurea Paz. As ciladas do inimigo: as tensões entre clericais e anticlericais no Piauí nas duas primeiras décadas do século XX. Teresina: Fundação Monsenhor Chaves, 2001.

PINTO, Fátima Ferreira Cunha. Filosofia da Escola Nova: do ato político ao ato pedagógico. Rio de Janeiro: EDUFF/Proed, 1986.

QUEIROZ, Teresinha. Os literatos e a república: Clodoaldo Freitas, Higino Cunha e as tiranias do tempo. Teresina: Ed. da Universidade Federal do Piauí; João Pessoa: Ed. UFPB, 1998.

______. Educação no Piauí: 1880-1930. Imperatriz (MA): Ética, 2008.

______. A importância da borracha de maniçoba na economia piauiense. Teresina: Ed. UFPI, 1994.

SOCIEDADE Auxiliadora da Instrução. A instrução pública no Piauí. Teresina: Papelaria Piauiense, 1922.

Downloads

Publicado

2012-06-11

Como Citar

GOMES DE SOUSA MARTINS, A. M. . (2012). OS DISCURSOS DA ELITE INTELECTUAL E A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO EDUCACIONAL PARA O PIAUÍ INFLUENCIADO PELOS IDEAIS DA ESCOLA NOVA. Linguagens, Educação E Sociedade, (26), 195–226. Recuperado de https://periodicos.ufpi.br/index.php/lingedusoc/article/view/1400

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

<< < 24 25 26 27 28 29 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.