ENSINO DE GEOGRAFIA NA PANDEMIA DA COVID-19: REFLEXÃO DA PRÁTICA DOCENTE E AS VANTAGENS DAS TECNOLOGIAS
Palavras-chave:
tecnologias, ensino, Geografia, pandemiaResumo
A sociedade passou por uma grande crise sanitária a partir de 2019, que ficou conhecida como Pandemia da Covid-19, este causando sérios dilemas sociais, sobretudo na educação brasileira. Diante disso, o referido artigo tem por objetivo geral apresentar uma revisão de literatura de alguns trabalhos já publicados que discutem o uso das tecnologias e o ensino de Geografia na Pandemia da Covid-19, tendo como referência os anos de 2020 a 2022. Ademais, têm-se como objetivos específicos discutir e caracterizar como os trabalhos vêm sendo produzidos e quais ferramentas digitais foram mais indicadas nos trabalhos científicos, assim como suas vantagens e desafios na prática docente. Utilizaram-se leituras em artigos, livros, visitas em sites e produção de fichamentos, como aporte metodológico, estes sendo essenciais para a elaboração e execução desta pesquisa. Diante disso, infere-se que os artigos selecionados propõem novas discussões acerca do uso das tecnologias na educação, principalmente no ensino de Geografia escolar na pandemia, assim como indicam que as TDICs são fortes aliados para a prática pedagógica, e que um dos principais desafios ao se utilizá-las, são a exclusão digital e analfabetismo digital, tanto pelos professores como pelos alunos(as). Conclui-se que as tecnologias são facilitadores, porém é necessário haver gestão e políticas públicas eficientes, assim como formação docente direcionada ao uso das TDICs.
Referências
BARRETO, Andreia Cristina Freitas; ROCHA, Daniele Santos. Covid 19 e educação: resistências, desafios e (im) possibilidades. Revista encantar, v. 2, n. 1, p. 1-11, jan/dez. 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/encantar/article/view/8480. Acesso em: 19 maio. 2023.
CARVALHO FILHO, Odair Ribeiro de; GENGNAGEL, Claudionei Lucimar. Ensino de Geografia em tempos da Covid-19: tecnologias e uso de plataformas de educação para o ensino remoto em Ribeirão Preto/SP e em Passos Fundos/RS. Revista Ensaios de Geografia, Niteroi, v. 5, n. 10, p. 88-94, jul. 2020. Disponível em: https://periodicos.uff.br/ensaios_posgeo/article/view/42445. Acesso em: 02 jul. 2023.
FRAIMAN, Leo; GONÇALO, Mariana. Escola e família: parceria para enfrentar os novos tempos. In: FRAIMAN, Leo et al. (org.). O efeito Covid-19 e a transformação da comunidade escolar. 1. ed. São Paulo: Autêntica, 2020. p. 11-49.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista diálogo educacional, Porto Alegre, v. 4, n. 10, p. 1-10, set./dez. 2003. Disponível em: https://www.redib.org/Record/oai_articulo2033941-aprendizagem-mediada-pela-tecnologia. Acesso em: 6 maio. 2021.
Linha do tempo do Coronavírus no Brasil. In: SANAR (Brasil). [S. l.]. 2020. Disponível em: https://www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil. Acesso em: 20 maio. 2023.
MORAN, José Manuel; MASSETO, Marcos Tarciso; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013.
MORAN, José. Educação Híbrida: um conceito-chave para a educação, hoje. In: BACICH, Lilian; TANZI NETO, Adolfo; TREVISANI, Fernando de Mello. (org.). Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015. p. 27-46.
OLIVEIRA, Victor Hugo Nedel. Como fica o ensino de geografia em tempos de pandemia da covid-19?. Ensino em perspectivas, Ceará, v. 02, n. 01, p. 01-15, jan. 2021. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/ensinoemperspectivas/article/view/4577. Acesso em: 10 abr. 2023.
PISCHETOLA, Magda; MIRANDA, Lyana Thédiga de. A sala de aula como ecossistema: tecnologias, complexidade e novos olhares para a educação. Petrópolis: Vozes, Rio de Janeiro: Editora PUC, 2021.
PRODANOV, Cleber Cristiano; FREITAS, Ernani Cesar de. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SOUSA, Marcos Gomes de; ARAÚJO, Raimundo Lenilde de. Formação docente e as competências digitais: reflexões no ensino de Geografia na formação inicial. Revista do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – Form@re, Teresina, v. 11, n. 1, p. 100-112, jan./jun. 2023. Disponível em: https://periodicos.ufpi.br/index.php/formare/article/view/4889. Acesso em: 28 mar. 2024.
SOUZA, Alex Sandro Rolland et al. Aspectos gerais da pandemia de covid-19. Revista brasileira de saúde materna infantil, Recife, v. 21, n. 01, p. 47-64, fev. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbsmi/i/2021.v21suppl1/. Acesso em: 2 maio. 2023.