ESTÁGIO SUPERVISIONADO, LÚDICO E REGÊNCIA: UM OLHAR SOBRE AS REFLEXÕES DE UM ESTAGIÁRIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO/CIÊNCIAS DA NATUREZA E MATEMÁTICA NUMA ESCOLA DE NÍVEL MÉDIO NO MUNICÍPIO DE ALTO ALEGRE DO MARANHÃO-MA

Autores

  • Tiago de Oliveira Ferreira Universidade Federal do Piauí - UFPI

Palavras-chave:

estágio supervisionado, Educação do Campo, lúdico, regência

Resumo

Este relato tem por objetivo geral discorrer sobre as experiências de um estagiário durante o Estágio Supervisionado no Curso de Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática, realizado numa escola de nível médio no município de Alto Alegre do Maranhão-MA. Como objetivos específicos, apresentar a concepção do ambiente educativo onde foi realizado o estágio e os aspectos tanto positivos quanto negativos inerentes ao processo de ensino-aprendizagem e, mapear as ações pedagógicas realizadas pelo estagiário, revelando sua reflexão acerca do fazer docente nesse espaço-tempo. A partir de um conjunto de atividades realizadas – pesquisa documental (PPP), entrevistas semiestruturadas (à gestão e equipe administrativa), somada às observações e, principalmente, à regência em sala de aula, considerando a especificidade do curso (Educação do Campo) – identificou-se que a instituição possui uma infraestrutura propícia para o ensino-aprendizagem; uma gestão aberta ao diálogo; professores qualificados; timidamente certos educadores tentam relacionar os conteúdos trabalhados com o aproximado do viver discente; houve uma receptividade das atividades lúdicas/práticas propostas pelo estagiário. Entretanto, a maioria dos educadores desconhecem/não possuem nenhuma formação no âmbito da Educação do Campo; de certo modo, não conhecem a realidade do alunado devido residirem na cidade e outros fora do município; apesar de terem sido ofertadas aulas mais dinâmicas, não necessariamente houve 100% de aproveitamento/participação por parte dos alunos; infelizmente certos grupinhos de estudantes ainda não deram o devido valor aos estudos.

Biografia do Autor

Tiago de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Piauí - UFPI

Pós-graduando em Ciências da Natureza, suas Tecnologias e o Mundo do Trabalho, pelo CEAD/UFPI, Graduado em Licenciatura em Educação do Campo/Ciências da Natureza e Matemática, pela UFMA; Professor na rede municipal de ensino de Alto Alegre do Maranhão - MA.

Referências

ALARCÃO, I. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, I. P. A. (Org.) Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas, SP: Papirus, 1998.

AUSUBEL, D. P. A aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo: Moraes, 1982.

BERNARDY, Katieli; PAZ, Dirce Maria Teixeira. Importância do estágio supervisionado para a formação de professores. In: XVII SEMINÁRIO INTERISNTITUCIONAL DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO, 2012, [S. L.]. Anais[...]. [S. L.], 6,7 e 8 nov. 2012. p. 4. Disponível em: https://home.unicruz.edu.br/seminario/downloads/anais/ccs/importancia%20do%20estagio%20supervisionado%20para%20a%20formacao%20de%20professores.pdf . Acesso em: 28/05/2023.

BRASIL, Ministério da Educação. LeiNº 11.778, de 25 de setembro de 2008.2008. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11788.htm. Acesso: 02/07/2023.

CAMPOS, Jessica; LIMA, Renato Abreu. O estágio supervisionado na formação do docente em ciências naturais. South American Journal of Basic Edication, Tachnical and Technological, v. 3, n. 2, 2016, p. 129-140. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/SAJEBTT/article/download/426/623/2313#:~:text=O%20est%C3%A1gio%20supervisionado%20%C3%A9%20a,metodologias%20j%C3%A1%20estudadas%20na%20gradua%C3%A7%C3%A3o. Acesso em: 12/06/2023.

CENTRO DE ENSINO JOSÉ RIBAMAR MARÃO. Projeto Político Pedagógico. Alto Alegre do Maranhão-MA, 2021. p. 1- 167.

DANI, Lucia Vera. A tabuada no contexto escolar: o processo de ensino-aprendizagem a partir do material manipulável e dos jogos pedagógicos. Secretaria de Estado da Educação – SEED/PDDE: Paraná, Campus de Cascavel, Cascavel, 2013. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2013/2013_unioeste_mat_pdp_vera_lucia_dani.pdf . Acesso em: 25/06/2023.

ESTADO DO MARANHÃO. Secretaria de Estado da Educação. Material Estruturado do PRÉ-IFI – Pré-Itinerário Formativo Integrado. São Luis, v.1, 2023. p. 1-87. Disponível em: https://www.educacao.ma.gov.br/wp-content/uploads/2023/02/Caderno-2023-6.pdf .Acesso em: 18/05/2023.

FONSECA, Gleice Kelli et al. As contribuições do estágio supervisionado para a formação do pedagogo. SEMIOSES: Inovação, e Sustentabilidade, Rio de Janeiro, v. 13, n. 4, out./dez, 2019. Disponível em: https://revistas.unisuam.edu.br/index.php/semioses/article/download/490/223/#:~:text=O%20est%C3%A1gio%20supervisionado%20no%20curso%20de%20Pedagogia%20tem%20como%20finalidade,a%20amplia%C3%A7%C3%A3o%20de%20suas%20potencialidades. Acesso em: 20/06/2023.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 33ª ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 45ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2013.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da esperança: um reencontro coma Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

GUIMEIRO, Angela Hess. A formação continuada de professores: considerações acerca dos saberes e da prática reflexiva. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, MS. v. 5, n.9, jan./jun, 2017. Disponível em: https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/download/7710/4353 . Acesso em: 10/08/2023.

LARA, Isabel Cristina Machado de. Jogando com a matemática na educação infantil e anos iniciais. São Paulo: Rêspel, 2011.

LÜCK, Heloisa. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 17ª. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

PIMENTA, Selmo Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis , v. 3, Números 3 e 4, pp. 5-24, 2005/2006. Disponível em: https://inbio.ufms.br/files/2022/03/texto-2-referencia-2-disciplinas-estagio.pdf . Acesso em: 21/05/2023.

RAMOS, Sandra Lima de Vasconcelos. Jogos e brincadeiras na escola: orientação psicopedagógica. São Paulo: Rêspel, 2017.

RIBEIRO, Marlene. Educação Rural. In: CALDART, R. et alii (org.) Dicionário da Educação do Campo. Rio de Janeiro/ São Paulo: Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, Expressão popular, 2012. p. 295-300.

SILVA, Pedro. Pedro Silva: entrevista [mai. 2023]. Entrevistador: Tiago de Oliveira Ferreira. Alto Alegre do Maranhão-MA, 2023. 12 p. (escritas). Entrevista concedida para informações sobre funcionamento administrativo e pedagógico do CEJRM.

SOUSA, Maria J., C.; ALMEIDA, Rafael C. O uso das atividades lúdicas no ensino fundamental nas aulas de ciências: a percepção dos professores. Somma: Revista Científica do Instituto Federal do Piauí, Teresina, v. 7, n. 1, p. 1-17, jul./dez., 2021. Disponível em: http://revistas.ifpi.edu.br/somma/article/view/64 . Acesso em 05/06/2023.

TEIXEIRA, Ricardo Roberto Plaza; APRESENTAÇÃO, Katia Regina dos Santos da. Jogos em sala de aula e seus benefícios para a aprendizagem da matemática. Revista Linhas, Florianópolis, v. 15, n. 28, p. 302-323, jan./jun. 2014. DOI: http://dx.doi.org/10.5965/1984723815282014302 .

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo: Martins Fontes, 1998.

Downloads

Publicado

2024-10-03

Edição

Seção

Artigos - Educação