ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO

Autores

Palavras-chave:

Pandemia, atividades presenciais, ferramenta digitais, prática docente, licenciatura

Resumo

A Alfabetização Científica pode ser definida como a obtenção de saberes e conceitos científicos que permitirão visão crítica sobre o mundo, capacidade transformadora e contemplativa sobre a natureza que há nele. Houve a necessidade de questionar sobre a concepção dos discentes do 8° período e docentes do curso de licenciatura em Ciências Naturais/Biologia da UFMA, Campus Pinheiro, sobre a Alfabetização Científica no ensino remoto e como a Alfabetização Científica pode ser aplicada na prática docente nessa circunstância histórica para Educação. O trabalho tem por objetivo investigar o processo de Alfabetização Científica na formação de professores de Ciências e de Biologia no contexto do ensino remoto. Essa pesquisa enquadra-se como estudo de caso, que tem por caráter ser descritiva e com abordagem qualitativa. Os dados da pesquisa foram obtidos através de questionário on-line na plataforma Google Forms, no qual os sujeitos da pesquisa foram 23 discentes e 11 docentes. Os resultados apontaram que os docentes e os discentes utilizaram ferramentas digitais como o Google Classroom (Sala de aula) e Google Drive para poderem adotar novos métodos e tecnologias para promover experiências de Alfabetização Científica. Os sujeitos apresentaram entendimento quanto à relevância da Alfabetização Científica
para o processo de ensino-aprendizagem no contexto pandêmico.

Biografia do Autor

Liene Maria Lobato Moraes, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Licenciada em Ciências Naturais - Biologia (LCN/Biologia) pelo Centro de Ciências de Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão.

Raysa Valéria Carvalho Saraiva, Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Professora Adjunta do curso de Licenciatura em Ciências Naturais/Biologia (LCN/Biologia) do Centro de Ciências de Pinheiro, Universidade Federal do Maranhão.

Referências

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. Em Rede-Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 2020.

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva, Lisboa: Editora Plátano, 2003.

AUSUBEL, D. P.; NOVAK, J. D.; HANESIAN, H. Psicologia Educacional. Rio de Janeiro: Editora Interamericana, 2 ª edição,1980.

ABOBOREIRA, E. M. Alfabetização Científica no Contexto da formação continuada de professores da educação básica. 2015. 206 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Santa Cruz. Programa de Pós-graduação em Formação de Professores da Educação Básica Mestrado Profissional. Ilhéus, 2015.

BARBOSA, A. T.; FERREIRA, G. L.; KATO, D. S. O ensino remoto emergencial de ciências e biologia em tempos de pandemia: com a palavra as professoras da regional 4 da sbenbio (MG/GO/TO/DF). Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio. vol. 13, n. 2, p. 379-9, 2020.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: ciências naturais. Brasília, 1997.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Ministério da Educação. Secretaria de Educação. Parâmetros curriculares Nacionais: Biologia. Brasília: MEC/SEF; 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, 1997.

CORDEIRO, K.M.D. A. O Impacto da Pandemia na Educação: A Utilização da Tecnologia como Ferramenta de Ensino. 2020.

CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. Ed. Unijuí, 2003.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GOMES, S. F.; PENNA, J. C. B. O.; ARROIO, A. Fake news científicas: percepção, persuasão e letramento. Ciência & Educação, Bauru, v. 26, jul., 2020.

KRASILCHIK, M., MARANDINO, M. Ensino de Ciências e Cidadania. 2. ed. São Paulo: Ed. Moderna., 2007.

HODGES, C. B. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. 2020.

HURD, P. D. Scientific literacy: New minds for a changing world. Science education, v. 82, n. 3, p. 407-416, 1998.

MARQUES, R. A ressignificação da educação e o processo de ensino e aprendizagem no contexto de pandemia da covid-19. Boletim de conjuntura (boca), ano II, vol. 3, n. 7, 2020.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Guia de implementação da Base Nacional Comum Curricular: orientações para o processo de implementação da BNCC.Brasília: MEC, 2018.

MONTEIRO, M. I. Alfabetização e letramento na fase inicial da escolarização. 2011

NETO, J. M.; FRACALANZA, H. O livro didático de Ciências: problemas e soluções. Ciência & Educação, v. 9, n. 2, p. 147-157, 2003.

RABONI, P. C. A; CARVALHO, A. M. D.P. Solução de problemas experimentais em aulas de ciências nas séries iniciais e o uso da linguagem cotidiana na construção do conhecimento científico. Atas do IX Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – IX ENPEC, Águas de Lindóia, São Paulo, 2013.

RIVAS, A. Pedagogía de la excepción¿ Cómo educar en la pandemia. Buenos Aires: Universidade de San Andrés. Recuperado de: https://www. fundacionluminis. org. ar/biblioteca/pedagogia-de-la-excepcion-como-educar-en-la-pandemia, 2020.

SALOMÃO, S. R.; AMARAL, M. B.; SOARES, K. D. Ciências na educação infantil e séries iniciais: experiências de brincar e aprender. Revista da SBEnBio,). n. 7, p. 6923-6931, 2014.

SANTOS, M. T. D. Consciência ambiental e mudanças de atitudes. 2005. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) -Centro Tecnológico, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2005.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Alfabetização científica: uma revisão bibliográfica. Investigações em Ensino de Ciências, v. 16, n. 1, p. 59-77,2011.

SÁ-SILVA, J.R; DO VALLE, M. G; SOARES, K. J. C. B. A Alfabetização Científica na Formação Cidadã: Perspectivas e Desafios no Ensino de Ciências. Editora Appris, 2020.

SILVA, S. C. A. et al. Abordagem sobre poluição ambiental: uma experiência fotográfica no projeto de extensão “Cavinho”. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, v. 8, n. 1, p. 12-24, 2020.

TEIXEIRA, F. M. Alfabetização científica: questões para reflexão. Ciência & Educação. (Bauru) [online]. Vol.19, n.4, pp.795-809, 2013.

YIN, R. K. Estudo de Caso: planejamento e métodos. Porto Alegre: Bookman, 2001.

Downloads

Publicado

2023-10-12

Edição

Seção

Artigos - Biologia